Início > Reuniao debate programa de uso eficiente de energia
Data de Publicação 05/04/2016 - 09:17 Atualizado em 05/04/2016 - 09:19 1492 visualizações

Reunião debate Programa de Uso Eficiente de Energia

O programa visa conscientizar a comunidade universitária sobre a importância da eficiência energética
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de propor ações de economia de energia e de conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais, uma reunião entre professores e acadêmicos discutiu o Programa Permanente para o Uso Eficiente de Energia na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O encontro foi realizado no Campus Bagé na última sexta-feira, 1º de abril. O programa também visa conhecer, monitorar e controlar o uso da energia na Instituição, de maneira que a redução do consumo de energia resulte em economia financeira. Além disso, gerar conhecimento e difundi-lo para a sociedade.

O Programa apresenta cinco eixos, o primeiro deles é o administrativo, que visa gerenciar e monitorar o consumo de energia por meio de trabalhos mensais de conferência, análise, pagamento e contato com as concessionárias para correções de eventuais equívocos das faturas. O eixo seguinte é o tecnológico, que busca implantar novas tecnologias com o objetivo de trazer maior eficiência no uso da energia elétrica nas instalações da Universidade. Entre as ações previstas neste eixo está a revisão dos projetos elétricos para atender às necessidades atuais e futuras das Unidades, assim como, adequações arquitetônicas nos futuros projetos institucionais.

O eixo comportamental visa promover campanhas de educação energética com foco na mudança de hábitos. Nesta etapa estão previstas palestras, formação de gestores e agentes de energia, treinamento e atualização de eletricistas e pessoal de manutenção, ação dirigida aos terceirizados, eventos, campanhas publicitárias e a criação de um site do Programa. Já o eixo ambiental preocupa-se com a destinação adequada aos resíduos e equipamentos substituídos, por isso, pretende promover a sensibilização e capacitação dos servidores. Outra ferramenta utilizada neste eixo é a realização de licitações sustentáveis.

O último eixo é o institucional que pretende, por meio de portaria, institucionalizar o Programa Permanente para Uso Eficiente de Energia na Universidade Federal do Pampa, criar regulamento interno e Comitê Gestor do Programa.

As ações pretendidas em cada eixo do Programa foram apresentadas pelo professor Hélvio Rech. Na sequência, o diretor-presidente da EEnergia  Consultoria Jr, Santiago Soares, apresentou dados de um estudo realizado pela Empresa Júnior de Engenharia de Energia, no qual aponta medidas básicas para eficientização da Energia Elétrica, entre as quais cita: revisão de contrato com a distribuidora de energia elétrica; conscientização dos usuários em relação ao uso adequado de energia; readequação da instalação elétrica na Unipampa; controle de equipamentos de maior consumo para não os utilizar em horário de ponta; viabilidade da utilização de gerador elétrico no horário de ponta; redução de contratos desnecessários com terceiros e viabilização da manutenção elétrica/climatização via Empresa Júnior.

Professor Hélvio Rech apresentou a proposta do Programa - Foto: Franceli Couto/Unipampa