Início > Unipampa avalia projeto future se
Data de Publicação 22/08/2019 - 17:31 Atualizado em 05/09/2019 - 15:46 1721 visualizações

Unipampa avalia projeto Future-se

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última terça-feira (20) a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou uma reunião para apresentar as manifestações encaminhadas pelos campi e pró-reitorias da instituição sobre o Programa Future-se. A minuta do projeto foi entregue pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) para o professor Marco Antonio Hansen no dia 17 de julho, que encaminhou o documento às unidades, estabelecendo o dia 09 de agosto como prazo final para envio das considerações e diagnósticos.

Segundo as manifestações recebidas, mostram que o Future-se fere a questão da autonomia universitária. “A exigência de um contrato de gestão abrangente com uma Organização Social atinge profundamente a autonomia das universidades, com impactos imediatos na gestão financeira e patrimonial, e por consequência na autonomia didática das Instituições”, afirmou a vice-reitora, Nádia Bucco.

Além da vice-reitora, participaram também a pró-reitora adjunta de Graduação (Prograd), Amélia Bastos, o Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dtic), Piero Salaberri, o pró-reitor de Extensão e Cultura (Proext), Rafael Maurer, o pró-reitor de Administração (Proad), Evelton Ferreira, o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), Diogo Elwanger, a Coordenadora de Relações Internacionais da Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter), Kátia Morais,  e a Diretora substituta da Diretoria de Educação a Distância (Dead), Verônica Morales Antunes e a chefe de gabinete da reitoria, Magda Barreto.

De acordo com Bucco, o processo de discussão do Future-se foi público, transparente e buscou o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Todas as manifestações feitas, por nove campi, diretorias e pelas pró-reitorias, estarão disponíveis no Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

“A Unipampa, de forma democrática acolherá os posicionamentos de toda a comunidade acadêmica. A adesão da instituição ao Programa Future-se, será definida em Reunião do Conselho Universitário a ser chamado com esta pauta”, declarou a vice-reitora.

De acordo com as manifestações da comunidade da Unipampa o Future-se fere a autonomia universitária. Foto: Ronaldo Estevam