Início > Unipampa realiza cerimonia de posse de novo professor efetivo no campus dom pedrito
Data de Publicação 16/01/2026 - 18:16 Atualizado em 16/01/2026 - 18:16 428 visualizações

Unipampa realiza cerimônia de posse de novo professor efetivo no Campus Dom Pedrito

Docente da área de Enologia retorna à Universidade após trajetória como estudante e técnico-administrativo
Por Kendra Caroline Chaves D’Avila

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, no dia 12 de janeiro de 2026, a cerimônia de posse de Wellynthon Machado da Cunha, que passou a integrar o quadro de servidores docentes da Instituição no curso de Enologia, no Campus Dom Pedrito. A acolhida ocorreu no Auditório da Reitoria, com o apoio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), e contou com a presença de familiares e convidados que acompanharam o momento.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Eder Pereira da Silva, destacou a importância da cerimônia. “Estamos felizes que você está aqui e que, a partir de agora, irá pertencer ao nosso quadro de servidores, contribuindo para o desenvolvimento da nossa região por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inclusão”, afirmou.

A solenidade teve início com a saudação do coordenador de Administração de Pessoal, Daniel dos Santos Viegas, que apresentou a estrutura da Progepe e explicou os principais processos da vida funcional, visando oferecer segurança ao servidor desde o primeiro dia. Na sequência, a coordenadora de Qualidade de Vida e Seleção de Pessoal, Elenara Oliveira Lami, deu as boas-vindas ao novo docente. “Que você se sinta acolhido na Unipampa. A Progepe atua sempre em parceria com as equipes diretivas dos dez campi da Universidade, tanto no processo de acolhimento quanto ao longo da vida funcional”, destacou.

Em seguida, a chefe da Escola de Formação de Servidores (Eserv), Aline Souza da Luz, parabenizou o empossado por sua trajetória como egresso da instituição e pela transição de carreira.

Trajetória na instituição

A história de Wellynthon com a Unipampa iniciou em 2011, quando ingressou na graduação aos 16 anos, como integrante da primeira turma do curso de Enologia da Universidade. Antes de assumir a docência, atuou na instituição como técnico-administrativo, cargo que passou a ocupar logo após a conclusão da graduação.

A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. “A Unipampa me permitiu que eu me qualificasse ao longo do tempo. Fiz o meu mestrado, o meu doutorado, e a Universidade esteve presente, me apoiou”, relatou. Para o futuro como professor de Enologia, o docente destaca o impacto humano e social que sua atuação poderá gerar.

O pró-reitor Eder Pereira da Silva encerrou a solenidade reforçando o compromisso institucional de oferecer suporte aos servidores desde o ingresso até a aposentadoria, desejando sucesso na nova jornada docente. Após as falas de acolhida, os docentes foram convidados para a assinatura e o recebimento dos termos de posse.

Área de atuação

Wellynthon Machado da Cunha é graduado em Enologia pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Dando continuidade à sua formação acadêmica, obteve os títulos de mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com pesquisas voltadas à qualidade físico-química e sensorial de vinhos e aos compostos aromáticos da Campanha Gaúcha.

Sua trajetória profissional é marcada por uma atuação consolidada na Unipampa, onde trabalhou por quase nove anos como técnico-administrativo, no cargo de Tecnólogo em Enologia, conciliando o suporte técnico especializado com a qualificação científica contínua. Essa progressão formativa e profissional culminou em sua posse como professor da carreira de Magistério Superior no Campus Dom Pedrito.

 

    • Foto de Wellynthon com seu contrato de posse.
      A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. (Foto: Clori Naim Ortiz Soares)
    • Wellynthon com o pró-reitor de Gestão de Pessoas
      A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. (Foto: Clori Naim Ortiz Soares)
    • Wellynthon com a família uma mulher e dois homens
      A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. (Foto: Clori Naim Ortiz Soares)
    • Wellynthon com a comissão que recebeu o novo docente na instituição
      A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. (Foto: Clori Naim Ortiz Soares)
    • Wellynthon assinando sua posse sentando a mesa com o pró-reitor de Gestão de Pessoas
      A mudança de carreira é vista por Wellynthon como um passo natural de evolução, resultado do apoio institucional recebido ao longo dos anos. (Foto: Clori Naim Ortiz Soares)