Início > Unipampa recebe conceito 4 no igc
Data de Publicação 03/05/2021 - 16:04 Atualizado em 03/05/2021 - 16:04 1738 visualizações

Unipampa recebe conceito 4 no IGC

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na última semana o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC). A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ficou com o conceito 4, sendo a nota máxima 5. No Rio Grande do Sul (RS) apenas a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) teve conceito 5.

O cálculo matemático para chegar ao IGC leva em conta os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

De acordo com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o conceito obtido mostra a consolidação da instituição. “A Unipampa vem galgando, de forma consistente, dando passos que denotam o avanço. Logicamente, não podemos acreditar que não precisamos seguir avançando, muito pelo contrário. Os desafios aumentam cada vez mais, entramos 2020 com a pandemia e a Unipampa pôde colaborar ao trazer desenvolvimento e estreitar sua ligação com a sociedade. A Universidade vem prestando um trabalho social junto a toda nossa comunidade em todos os campi. Paralelo a isso, vários outras ações vêm acontecendo. Na última reunião do Consuni tivemos a aprovação da curricularização da extensão, um divisor de águas no que se refere a relação com a comunidade e com o fortalecimento ao trimônio ensino, pesquisa e extensão”. O reitor ainda destacou que os avanços das políticas implantadas não vêm de um dia para outro. “Temos que pensar a universidade daqui a 5, 10, 15 anos. E assim a Unipampa se consolida cada vez mais com a contribuição de cada um que passa por ela, gestores, servidores e alunos”.

Tags: Ensino, Gestão