Início > Unipampa recebe nota maxima em processo de recredenciamento do mec
Data de publicação 05/06/2023 - 16:23 Atualizado em 05/06/2023 - 16:47 162 visualizações

Unipampa recebe nota máxima em processo de recredenciamento do MEC

Nota 5 é obtida no ano em que a Unipampa completa 15 anos de história
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe nota 5, conceito máximo, no processo de recredenciamento institucional promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Esta avaliação, promovida por comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é essencial para o funcionamento regular de uma instituição de ensino superior e a nota máxima demonstra a excelência do ensino na Universidade.

A obtenção do conceito máximo ocorre no ano em que a Unipampa completa 15 anos de história, desde a publicação da Lei nº 11.640/2008 que institui sua criação. Conforme aponta o reitor da Universidade, Roberlaine Jorge, a conquista representa o aprimoramento no processo de aprendizagem e de amadurecimento da Instituição diante de um cenário árduo de implantação:

“Durante a curta e marcante história da Unipampa, o reconhecimento do MEC chancela a consolidação da Universidade na missão de trazer desenvolvimento para a região do Pampa Gaúcho.”

A Unipampa foi avaliada em cinco dimensões pelo MEC: 1) Planejamento e Avaliação Institucional; 2) Políticas Acadêmicas; 3) Desenvolvimento Institucional; 4) Políticas de Gestão; 5) Infraestrutura. Para a pró-reitora de Graduação, Shirley Nascimento, o conceito 5 representa o reconhecimento de um trabalho digital e inovador que começou em 2021, e que alcançou o nível de excelência vivenciado hoje pela Universidade. Nesse sentido, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e a Procuradoria Educacional Institucional organizaram a base documental e toda a estrutura para apresentação digital. “Foi um trabalho bem minucioso que tivemos que levar a cabo, contando com a parceria de toda Instituição em um processo que se estendeu ao longo de 2021 e 2022, sendo que 2023 coroou com êxito a dedicação de toda a Unipampa”, pontua Shirley.

Por fim, o reitor ressalta que a nota máxima é o reflexo da qualidade da formação ofertada aos estudantes e o comprometimento da Unipampa com o desenvolvimento da sociedade. “O conceito 5 é um resultado de muito orgulho e alegria para todos nós, pois é o reconhecimento do MEC de que a Unipampa é uma instituição educacional de excelência. E isso é uma consequência do comprometimento dos nossos servidores: técnicos e professores, e dos nossos estudantes, no desenvolvimento das suas atividades”, enfatiza.

O PROCESSO DE RECREDENCIAMENTO

A Unipampa recebeu, de 29 a 31 de maio, a comissão de avaliadores do Inep para o processo de recredenciamento institucional realizado pelo MEC. O recredenciamento institucional é a renovação do ato administrativo de credenciamento da Instituição. O processo transcorre em diversas etapas, a exemplo da avaliação virtual pela comissão do Inep. Na última avaliação, realizada em 2016, a Unipampa foi avaliada com conceito 3. Após oito anos, a nota divulgada em 2023 foi o conceito 5, nota máxima.

- Ler mais em: Unipampa se prepara para processo de recredenciamento pelo MEC

UM POUCO DA HISTÓRIA DA UNIPAMPA

A Unipampa nasce de um mapeamento dos indicadores socioeconômicos da metade sul do Rio Grande do Sul que, posteriormente, justificou a formação de um consórcio universitário responsável pela implantação da uma nova universidade, mediante a assinatura de acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Assim, em 11 de janeiro de 2008 foi oficialmente instituída a Fundação Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Lei nº 11.640. Desde sua criação, a universidade foi direcionada para oportunizar acesso à educação superior pública, gratuita, inclusiva e de qualidade, especialmente para as comunidades locais.

Em 2023, a Universidade conta com cerca de 2.000 servidores, dentre professores e técnicos-administrativos em educação. Em 2022, foram mais de 45 mil matrículas realizadas nos 77 cursos de graduação (presenciais e a distância) e 47 pós-graduações.

- Ler mais: Unipampa em números