Início > Campi cacapava do sul e itaqui recebem onibus com eixo elevado para saidas de campo
Data de publicação 19/05/2020 - 17:30 Atualizado em: 19/05/2020 - 17:35 385 visualizações

Campi Caçapava do Sul e Itaqui recebem ônibus com eixo elevado para saídas de campo

Por Aline Reinhardt da Silveira

Os campi Caçapava do Sul e Itaqui receberam na quinta-feira, 14, ônibus próprios para viagens rurais, que irão facilitar as atividades de campo dos cursos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Cada campus recebeu um veículo do tipo ônibus rural escolar, apto para trajetos em estradas não pavimentadas, e equipado para embarque e desembarque de estudante com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

Conforme explica o Assessor Especial da Pró-Reitoria de Administração (Proad), Lucas Dalenogare, o processo de compra dos veículos foi realizado entre os meses de novembro e dezembro de 2019, com recursos captados e disponibilizados pela Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan) à época, visando atender a demanda de veículos próprios para viagens rurais para cursos que preveem saída de campo, em especial de cursos dos campi Itaqui e Caçapava do Sul. “Ocorre que os veículos de nossa frota institucional não são apropriados para estradas sem pavimentação, e estes ônibus objetivam justamente suprir essa deficiência”, pontua o administrador.

A diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares, também destaca a necessidade de um veículo próprio às áreas rurais. “A solicitação desta aquisição partiu da necessidade dos cursos de graduação do Campus em cumprir uma extensa carga horária obrigatória de atividades de campo. Essa demanda foi levada à Reitoria em 2016, quando nossa frota atual começou apresentar problemas pelo uso contínuo e também por não ser suficiente e adequada para atender todas as solicitações do Campus”, explica a docente.  

Cenário parecido se observa no campus da Fronteira Oeste. A diretora do Campus Itaqui, Carla Sehn,  afirma que esse ônibus atenderá uma demanda bastante específica e de extrema importância para a formação dos alunos: poder realizar saídas de campo, visitas técnicas em locais cujo acesso se dá por via terrestre. “A nossa região apresenta uma grande extensão territorial e a característica do nosso solo, faz da manutenção das estradas de chão uma dificuldade para o município. Sabemos o que isso representa também em termos de conservação/manutenção da frota, especialmente em se tratando de um microônibus (nosso único veículo de transporte coletivo até então) que não era específico para rodar nessas condições”, explica. 

Mesmo salientando que o período atual exige que a “estreia” do ônibus seja postergada, a entrega do veículo é comemorada pela diretora do Campus Itaqui. “A demanda por este ônibus de eixo elevado vem desde 2013 e trataremos com o mesmo zelo e cuidado que sempre tivemos com a frota do campus. Estamos muito felizes e com certeza se tornará um divisor de águas para nossas atividades de ensino, bem como propiciará acesso e a execução de novos projetos de pesquisa e extensão”, finaliza Carla Sehn. 

A diretora do Campus Caçapava do Sul, Aline Balladares, destaca que anualmente são registradas mais de mil horas aula em atividades de campo. “A compra deste novo micro foi pensada com especificações que atendem melhor às necessidades do campus, pois está preparado para chegar a locais de difícil acesso, que é o caso da maioria dos lugares que as atividades de campo ocorrem. Além disso, este novo veículo tem dispositivo de acessibilidade, importantíssimo para a inclusão de nossos discentes portadores de necessidades especiais”, afirma.

Ônibus aptos à zona rural e com acessibilidade

Os dois veículos adquiridos se tratam de ônibus rural escolar, categoria 3 (ORE-3), cujas especificações são as seguintes: ônibus com comprimento total máximo de 11 mil milímetros, capacidade de carga útil líquida de no mínimo 4 mil quilogramas, com capacidade mínima de 59 estudantes sentados, mais o condutor, equipado com dispositivo para transposição de fronteira, do tipo poltrona móvel (DPM), para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida, que permita realizar o deslocamento de uma, ou mais poltronas, do salão de passageiros, do exterior do veículo, ao nível do piso interno.

A aquisição foi efetivada através de adesão à Ata de Registro de Preços nº 07/2019 do Pregão nº 11/2019, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Programa Caminho da Escola. Cada veículo teve o custo de R$ 247.950,00, totalizando R$ 495.900,00 (duas unidades). Segundo o próprio gerenciador do Fundo, "o FNDE atua no Programa Caminho da Escola através da elaboração de suas resoluções disciplinadoras e com a realização dos pregões eletrônicos para registro de preços em nível nacional, aos quais a União, os Estados, Distrito Federal e Municípios poderão aderir, garantindo com isto uma rigorosa padronização dos ônibus escolares, uma redução substancial dos custos, consequência do ganho de escala e desoneração tributária, além de agilidade e transparência nas aquisições".

Para a diretora Aline Balladares, “a nossa expectativa é melhorar a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo campus, proporcionando melhores condições de trabalho e estudo para a comunidade acadêmica de Caçapava do Sul. Além de podermos realizar um maior número de atividades, pois até o momento muitas não podiam ser atendidas por falta de frota, exigindo que a equipe diretiva priorizasse e restringisse os agendamentos para atividades de ensino previstos nos PPC's dos cursos”.

Além dos cursos dos campi Itaqui e Caçapava do Sul, outros cursos de outras unidades acadêmicas poderão utilizar-se dos veículos para atendimento de suas necessidades. Participaram da entrega realizada em Bagé (foto) o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, o Assessor Especial da Proad, Lucas Dalenogare, o Chefe do Setor de Frota, Marcelo dos Santos, a Chefe do Setor de Patrimônio, Taís Lopes, e os motoristas Luciano de Almeida e Eber Luiz Dummer.