Início > Inscricoes abertas para selecao de licenciandos e de professores da educacao basica para atuarem no
Data de publicação 03/07/2020 - 10:04 Atualizado em: 03/07/2020 - 10:04 532 visualizações

Inscrições abertas para seleção de licenciandos e de professores da Educação Básica para atuarem no Pibid

Estão abertas as inscrições para seleção de licenciandos e de professores da Educação Básica para atuarem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os editais que regem as seleções foram lançados, nesta semana, pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que teve seu projeto institucional aprovado no Edital Capes nº 02/2020. Neste documento, está prevista a concessão, por 18 meses, de 216 cotas de bolsas para estudantes de licenciatura, no valor de R$ 400, e 27 cotas de bolsas para professores da Educação Básica, no valor de R$ 765,00.

Os interessados devem efetuar a inscrição até dia 12 de julho de 2020, por meio do sistema de Gestão Unificada de Recursos Institucionais (Guri). O início das atividades com a implementação de bolsas está previsto para 03 de agosto de 2020. Segundo o Ofício no 69/2020-DEB/CAPES, novas orientações serão enviadas posteriormente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) indicando quais serão as condições mínimas a serem observadas para o início das atividades e a implementação das bolsas.

O candidato à bolsista do Pibid deve atender aos seguintes critérios: ser discente de um dos cursos de licenciatura que integram o projeto institucional da Unipampa; ter cursado, no máximo, 60% da carga horária do curso e não ter completado 18 meses de bolsa no projeto anterior; dedicar-se às atividades do Pibid, conforme carga horária mensal estabelecida no edital; cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes de Educação Básica e atender aos demais requisitos exigidos no Edital nº 157/2020.

O professor da Educação Básica, candidato a supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência deve cumprir os seguintes requisitos: possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto para o qual se inscreveu; possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor da escola de educação básica das redes públicas de ensino que foram habilitadas para integrarem o projeto institucional e estar atuando em sala de aula na área ou etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso que compõe o subprojeto; possuir disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no projeto; estar apto a realizar as atividades relativas ao projeto institucional a partir do início do Programa acompanhando e orientando de oito a dez bolsistas; cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes de Educação Básica e atender aos demais requisitos exigidos no Edital nº 156/2020.

Para mais informações, acesse:

Edital nº 156/2020 - Edital de seleção de professores da Educação Básica para atuação como supervisores bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Unipampa/2020-2022

Edital nº 157/2020 - Edital de Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Unipampa/2020-2022 - Seleção de Licenciandos(as)

 

Com informações de Jôse Brasil