Início > Programas de iniciacao docencia e residencia pedagogica recebem inscricoes ate hoje e amanha
Data de publicação 05/05/2021 - 13:45 Atualizado em: 05/05/2021 - 13:58 213 visualizações

Programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica recebem inscrições até hoje e amanhã, respectivamente

Por Aline Reinhardt da Silveira

A quarta-feira, 5 de maio, é o último dia de inscrições para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Na quinta-feira, 6 de maio, encerram-se as inscrições ao Programa de Residência Pedagógica. Ambos são destinados à seleção de estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) para desenvolverem ações e terem experiências de iniciação à docência, no caso do Pibid, e de experiência de regência em sala de aula, no caso do Residência Pedagógica. Há vagas para bolsas remuneradas e vagas sem recebimento de bolsa. As inscrições são realizadas por meio do Sistema Guri.

Para o acadêmico do curso de Letras Português do Campus Bagé, Guilherme Paro, que participou do Pibid, a oportunidade de participar desses programas deve ser aproveitada pelos colegas licenciandos. “O Pibid me proporcionou um vínculo com a sala de aula de maneira muito positiva. Pude relacionar os conhecimentos desenvolvidos na universidade ao encontro com a realidade escolar de forma dinâmica e diversificada, já que o programa contempla bolsistas de diferentes semestres. Pude desenvolver pesquisas e construir projetos que potencializaram o meu progresso acadêmico e pessoal. Além, claro, da bolsa que auxiliou bastante na minha permanência no programa e no curso”, pontua o futuro professor. “Isso também vale para o Residência Pedagógica, que busca criar um reforçar o vínculo entre a universidade e as escolas à medida em que ocorre a imersão dos bolsistas nas salas de aula”, complementa.

Quem pode se inscrever no Pibid?

Podem se inscrever para o Pibid discentes dos cursos de licenciatura da Unipampa que estejam cursando a primeira metade do curso ou tiverem integralizado, no máximo, 60% da sua carga horária ao ingressar no programa. Quem tiver vínculo empregatício ou realizar estágio remunerado também pode se inscrever. Confira alguns dos requisitos previstos no edital de seleção:

• - Estar regularmente matriculado(a) e frequentando o curso de licenciatura na área do subprojeto em que se inscreveu
  • - Estar cursando a primeira metade do curso ou ter integralizado, no máximo, 60% da sua carga horária ao ingressar no programa.
  • - Declarar que possui pelo menos 30 horas mensais para dedicação às atividades do Pibid.
  • - Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes da Educação Básica, disponível no endereço eletrônico http://eb.capes.gov.br, para fins de comprovação dos requisitos para concessão de bolsas.
  • - Participar das atividades definidas no subprojeto.
  • - Registrar as atividades desenvolvidas durante sua participação no Programa.
  • - Apresentar formalmente os resultados parciais e finais das atividades desenvolvidas, divulgando em seminários e eventos acadêmico-científicos.
  • - O(A) discente que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista, desde que não possua relação de trabalho com a Unipampa ou com a escola onde desenvolverá as atividades do subprojeto do Pibid.

Confira o Edital nº 153/2021, sobre Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Quem pode se inscrever no Residência Pedagógica?

Podem se inscrever no Programa de Residência Pedagógica discentes dos cursos de licenciatura da Unipampa que tenham cursado no mínimo 50% do curso ou que estejam cursando a partir do quinto período. Quem possui vínculo empregatício ou realiza estágio remunerado também pode se inscrever no programa. Confira alguns dos requisitos previstos no edital de seleção:

• - Estar regularmente matriculado em curso de licenciatura da IES na área do subprojeto;
  • - Ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do quinto período;
  • - Possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, consoante as normas da Universidade;
  • - Dedicar-se às atividades do RP, conforme carga horária mensal estabelecida em edital;
  • - Participar das atividades definidas no subprojeto para o qual se candidatou.
  • - Registrar as atividades desenvolvidas durante sua participação no programa;
  • - Apresentar formalmente os resultados parciais e finais das atividades desenvolvidas, divulgando-os em seminários e eventos acadêmico-cientÍficos;
  • - Cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no link http://eb.capes.gov.br , o qual será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.
  • - O (A) estudante de licenciatura que possuir vínculo empregatício ou estiver realizando estágio remunerado poderá ser bolsista dos programas de formação docente, desde que desenvolva as atividades do subprojeto em outra IES ou escola.
  • - No caso de estudantes da Licenciatura em Educação do Campo e Licenciatura Intercultural Indígena, dadas as especificidades territoriais onde se localizam as escolas do campo, quilombolas e indígenas, admitir-se-á o vínculo empregatício ou estágio remunerado com a escola na qual serão desenvolvidas as atividades do subprojeto.

Confira o Edital nº 15/2021, sobre o Programa de Residência Pedagógica.