Início > Academicas do campus jaguarao participam de seminario do clube negro de cacapava do sul
Data de publicação 05/10/2023 - 21:31 Atualizado em: 06/10/2023 - 10:21

As acadêmicas do curso de História, Ariane Andrade, e do curso de Produção e Política Cultural, Pamela Cristina, ambas estudantes no Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), integraram a organização do Seminário Projeto Harmonia “Memórias Cruzadas & Histórias Vividas”, realizado na sede do Clube Recreativo Harmonia, na cidade de Caçapava do Sul, nos dias 29 e 30 de setembro. As discentes, que integram o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) - Mocinha e o projeto de pesquisa Clubes Sociais Negros do Brasil e Uruguai, também participaram dos momentos de discussões.

No dia 29 de setembro, Ariane e Pamela puderam contribuir, presencialmente, no debate da mesa “Patrimônios Culturais Imateriais. Clubes Sociais Negros e Projeto Territórios Negros em Mapa Pontos da Memória Negra de Jaguarão/RS. Desafios para o reconhecimento desses espaços e memória negra do RS”. O evento também contou com palestras temáticas, rodas de conversas, lançamento de prêmio, roda de capoeira e demais aberturas e encerramentos com atividades culturais que celebram a cultura negra.

A participação das bolsistas contou com o apoio da Coordenação do Neabi - Mocinha, da gestão do Campus Jaguarão e Caçapava do Sul em conjunto com a Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi). De acordo com o técnico em Assuntos Educacionais, Jucenir da Rocha, "a atividade contribuiu para a integração entre os NEABIs, no combate ao racismo, na disseminação cultural e valorização da memória e dos rituais do povo negro; destacando seus protagonismos na construção desta territorialidades". O servidor ainda destaca que "foi um espaço de socialização do trabalho acadêmico envolvendo o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão Universitária levado a cabo na inserção com a comunidade no núcleo integrado pelas discentes".

Acadêmicas do Campus Jaguarão participam de seminário do Clube Negro de Caçapava do Sul - Divulgação