Início > NUDE

NUDE

Serviço de Apoio Psicológico

O Núcleo de Desenvolvimento Estudantil da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão, disponibiliza apoio psicológico, através de práticas individuais e coletivas, aos alunos que estejam apresentando sintomas de adoecimento psíquico e/ou dificuldades na condução da vida acadêmica.

Esse suporte pode ser disponibilizado em diferentes modalidades: atendimento psicológico individual, rodas de conversa, palestras, encontros de orientação, etc.

O atendimento psicológico individual tem caráter psicoeducativo, ocorrendo sob uma perspectiva de intervenção breve e focal, objetivando promover ao discente um espaço para expressar-se emocionalmente, compreender suas dificuldades, clarificar pensamentos e sentimentos, elaborar estratégias e movimentar recursos para lidar com os problemas vivenciados. Configura-se como um espaço de acolhimento e orientação, que visa promover uma atitude mais adaptativa do estudante diante das dificuldades que podem acompanhar o ingresso e a permanência na universidade. Assim, havendo necessidade de psicoterapia de longo prazo ou outro acompanhamento especializado, o(a) estudante poderá ser encaminhado(a) aos serviços da rede de saúde pública municipal.

Para solicitar apoio psicológico individualizado o aluno precisa preencher o formulário e aguardar o contato da psicóloga.

Professores e técnicos administrativos podem solicitar atendimento psicológico para alunos, preferencialmente com a anuência prévia destes. No entanto, para o prosseguimento da avaliação e acompanhamento do aluno, o mesmo deverá manifestar interesse e motivação para o acompanhamento psicológico e, dependendo do caso, aguardará na lista de espera, tal como aqueles que buscaram atendimento espontaneamente.