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Projetos

Projetos de Ensino:

 

Título: Alunos conectados: multiletramentos e as TICs
Período de Vigência: 01/03/2021 – 16/12/2023
Coordenação: Cláudia Camerini Corrêa Pérez
Resumo: O projeto tem como objetivo pesquisar, estudar e ampliar a utilização de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e multiletramento necessários na formação acadêmica de discentes de curso de licenciatura. O letramento digital, que no projeto chamaremos de multiletramento, possibilita a desenvolvimento das competências: computacional, comunicacional, multimídia e informacional. O projeto pretende elaborar e fornecer oficinas de formação, relacionadas as TICs, para trabalhar e desenvolver nos acadêmicos as competências envolvidas no multiletramento.

 

Título: Carbón: publicação eletrônica do curso Letras Espanhol e Literatura Hispânica
Período de Vigência: 24/04/2023 a 23/04/2025
Coordenação: Carlos Garcia Rizzon
Resumo: Carbón es una publicación semestral para la divulgación de los estudios y de la producción de discentes y docentes de la carrera Letras Español y Literatura Hispánica.

 

Título: Ciclos de Estudos Multissemioses, Mídias e Ensino de Línguas (CEMMEL)
Período de Vigência: 01/11/2022 – 15/12/2023
Coordenação: Renata Silveira da Silva
Resumo: Os Ciclos de Estudos Multissemioses, Mídias e Ensino de Línguas (CEMMEL), vinculados à área da Linguística Aplicada, pretendem ser um fórum permanente de leitura e discussão de publicações que familiarizem os participantes com as demandas educacionais provenientes das práticas de linguagem potencializadas e criadas pela cultura digital. Os Ciclos são encontros acolhedores de enunciações multifacetadas teórica e didaticamente e servirão como embrião de projetos de pesquisa, ensino e extensão, com potencial para elaboração de futuras ações de formação continuada junto aos docentes das escolas de Jaguarão e Arroio Grande. Para cada Ciclo estão previstos encontros quinzenais ou mensais; escolha dependente da extensão dos textos-base e da agenda de eventos acadêmicos. Podem ocorrer dois Ciclos simultâneos e os participantes, inicialmente, graduandos/egressos de Letras da Unipampa, Campus Jaguarão, e, futuramente, também professores atuantes na rede básica de ensino, se inscrevem no Ciclo de interesse. Há uma variedade de eixos unificadores das publicações a serem estudadas nos Ciclos e, no escopo de cada eixo, possibilidades temáticas, por exemplo: a) corrente(s) teórica(s): Multiletramentos/Novos Letramentos ou Multimodalidade; b) autoria: Roxane Rojo ou Lucia Santaella ou Lipovetsky; c) gênero discursivo: infográfico digital ou notícia online; d) formato: hipertexto; e) Imagem: fotografia ou relações entre verbal e não-verbal. Os CEMMEL, em sua configuração, atentam a funcionamentos da linguagem, focalizando a multissemiose e a multimodadidade como pautas no processo contínuo de renovação, de atualização dos educadores atuantes no ensino de línguas.

 

Título: Espanhol Inclusivo
Período de Vigência: 21/08/2023 a 21/08/2024
Coordenação: Giane dos Santos
Resumo: Este projeto de ensino tem como objetivo fornecer uma formação complementar aos acadêmicos do curso de Letras, professores em formação inicial, quanto à educação especial, levando em consideração adaptações necessárias ao ensino de língua espanhola para alunos com necessidades especiais (NEE). Buscar-se-á atingir o objetivo geral através de palestras, oficinas, elaboração de materiais de ensino, para auxiliar a prática deste futuros profissionais, estimulando práticas inclusivas através da língua espanhola.  

 

Título: Formação e atuação do brinquedista: um estudo acerca das culturas da infância
Período de Vigência: 01/03/2023 a 15/12/2024
Coordenação: Rachel Freitas Pereira
Resumo: O presente projeto de ensino tem por objetivo constituir e garantir um espaço de formação e capacitação aos acadêmicos que atuam como bolsistas/brinquedistas na Brinquedoteca da Universidade Federal do Pampa - Câmpus Jaguarão/RS. A proposta é uma parceria com Grupo PET-Pedagogia, visando tanto capacitar estes bolsistas para o atendimento na brinquedoteca, quanto proporcionar um espaço de ampliação da compreensão das linguagens e culturas infantis. De acordo com a Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri - “Brinquedista é o profissional que
estuda e compreende a dimensão lúdica do ser humano, cria e promove melhores condições para um brincar de qualidade na saúde, na educação e na sociedade”. Trata-se de propiciar um espaço de formação pedagógica em que os brinquedistas tenham a oportunidade de estudar e discutir a importância do brincar em tempos e espaços planejados, bem como acerca das especificidades da infância, as atividades, rotinas, artefatos, valores e interesses que as crianças produzem e partilham com seus pares. A proposta também prevê a realização de pesquisa de materiais, bem como a confecção de materiais pedagógicos nas diferentes áreas do conhecimento para crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta justifica-se pela necessidade dos brinquedistas atenderem de forma qualificada a comunidade – docentes e discentes da universidade e do município - que usufrui do espaço da brinquedoteca. 

 

Título: Grupo de Estudos Pedagógicos de Produções Escritas, Orais e Multimodais (GEPPEOM)
Período de Vigência: 01/07/2023 – 01/12/2024
Coordenação: Renata Silveira da Silva
Resumo: O Grupo de Estudos Pedagógicos de Produções Escritas, Orais e Multimodais (GEPPEOM) é um projeto de ensino vinculado ao Laboratório de Linguística do Português (LALIP), pertencente ao Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Unipampa-Campus Jaguarão. O GEPPEOM oportunizará aos licenciandos em Letras estudos de  princípios teórico-metodológicos para o ensino da produção textual em espaço escolar e não-escolar. Também propiciará aos acadêmicos articular teorias linguísticas e prática docente por incentivar que a base investigativa seja transformada em produção de materiais didáticos possíveis de serem testados/aplicados em contextos de atuação profissional. O projeto GEPPEOM espera que o ensino da produção textual ganhe mais ênfase e detalhamento no percurso formativo dos acadêmicos de Letras, pois essa prática de linguagem é tratada junto com outras duas, a leitura e a análise linguística. Espera-se que o projeto de ensino GEPPEOM seja matriz de outros projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à pedagogia da produção textual em diferentes modalidades de linguagens.

 

Título: Grupo de Estudos Pedagógicos de Produções Escritas, Orais e Multimodais (GEPPEOM)
Período de Vigência: 01/07/2023 – 01/12/2024
Coordenação: Renata Silveira da Silva
Resumo: O Grupo de Estudos Pedagógicos de Produções Escritas, Orais e Multimodais (GEPPEOM) é um projeto de ensino vinculado ao Laboratório de Linguística do Português (LALIP), pertencente ao Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa, Unipampa-Campus Jaguarão. O GEPPEOM oportunizará aos licenciandos em Letras estudos de  princípios teórico-metodológicos para o ensino da produção textual em espaço escolar e não-escolar. Também propiciará aos acadêmicos articular teorias linguísticas e prática docente por incentivar que a base investigativa seja transformada em produção de materiais didáticos possíveis de serem testados/aplicados em contextos de atuação profissional. O projeto GEPPEOM espera que o ensino da produção textual ganhe mais ênfase e detalhamento no percurso formativo dos acadêmicos de Letras, pois essa prática de linguagem é tratada junto com outras duas, a leitura e a análise linguística. Espera-se que o projeto de ensino GEPPEOM seja matriz de outros projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à pedagogia da produção textual em diferentes modalidades de linguagens.

 

Título: Lendo juntos: leituras compartilhadas de textos ficcionais como estratégias de ensino
Período de Vigência: 16/06/2023 a 16/06/2025
Coordenação: Geice Peres Nunes
Resumo: O projeto Lendo juntos: leituras compartilhadas de textos ficcionais como estratégias de ensino tem o objetivo de estimular a leitura de textos ficcionais em espaços da universidade e em espaços alternativos de Jaguarão e municípios vizinhos. Para tanto, propõe o desenvolvimento de dois subprojetos: o Clube de leitura Clavileño e o Federicos: Grupo de leitura dramatizada. As ações, fundamentadas em estudos de Rildo Cosson (2020), serão desenvolvidas junto aos alunos dos cursos de Letras - Espanhol e Literatura Hispânica, Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa e demais interessados. Ao mesmo tempo, capacitarão os professores em formação a serem replicadores de práticas de leitura como estratégias de ensino.

 

Título: LeVar - Grupo de Leituras em Variação Linguística
Período de Vigência: 01/07/2023 a 30/06/2024
Coordenação: Camila Witt Ulrich
Resumo: O coordenador deste projeto não autorizou a publicação do resumo.

 

Título: Literatics: sensibilização para o estudo inicial da Língua Espanhola
Período de Vigência: 12/05/2023 a 10/12/2023
Coordenação: Luciana Contreira Domingo
Resumo: O presente projeto de ensino tem como objetivo sensibilizar os alunos dos Cursos de Letras para o estudo da língua espanhola. Através da literatura e das TIC o projeto visa contribuir para o aprendizado da língua em perspectiva intercultural, criar espaços alternativos que oportunizem o estudo e a aquisição da língua espanhola e incentivar a inserção e a permanência dos alunos nos Cursos de Letras.      

 

Título: Representações do Mundo Árabe e Islã no Cinema e HQs
Período de Vigência: 21/08/2023 a 15/12/2023
Coordenação: Edison Bisso Cruxen
Resumo: Este Projeto de Ensino se define pela utilização de recursos audiovisuais e de história sequenciada, como fonte de estudo para formação de senso crítico dos discentes do Curso de História Licenciatura/Campus Jaguarão, sobre a História do Mundo Árabe e Islã. Para além do uso da leitura historiográfica e das Relações Internacionais, filmes e HQs se apresentam como materiais de grande valor para acessar questões fundamentais para uma melhor compreensão sobre a cultura, política, costumes e religiões do mundo árabe. Nesta proposta, o lúdico se encontra e auxilia na formação acadêmica.

 

Título: Sintaxers
Período de Vigência: 20/03/2023 a 31/12/2023
Coordenação: Leonor Simioni
Resumo: O objetivo do projeto é proporcionar um espaço de aprofundamento de estudos sobre teoria sintática, mais especificamente sobre a Teoria Gerativo-Transformacional (CHOMSKY, 1955). Em formato de grupo de estudos, através da leitura e discussão de manuais, livros e artigos, o projeto visa também incentivar a inserção e a permanência dos alunos no curso e fomentar e qualificar o desenvolvimento de pesquisas em sintaxe.

 

Título: V Jornadas de Estudos Fronteiriços
Período de Vigência: 01/07/2023 a 20/12/2023
Coordenação: Carlos Garcia Rizzon
Resumo: Com o objetivo de proporcionar intercâmbios de estudos e vivências entre estudantes e pesquisadores de universidades de região fronteiriça do Uruguai e do Brasil, a V Jornadas de Estudos Fronteiriços propõe a realização de mesas-redondas a serem desenvolvidas em Jaguarão, em Bagé, em Pelotas e também no Uruguai, nas cidades de Treinta y Tres e Melo. Estão programados cinco encontros, um a cada mês, de julho a novembro, que acontecerão alternadamente entre os diferentes locais. As atividades serão organizadas em uma parceria entre Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Pelotas e o Centro Universitario Región Este, da Universidad de la República - Uruguai. As análises sobre fronteiras culturais de Homi K. Bhabha e Néstor García Canclini, entre outros, nortearão as considerações sobre os temas a serem apresentados.