Início > Aula magna historia licenciatura
Aula Magna História-Licenciatura
Data de publicação 17/04/2024 - 19:12 Atualizado em 17/04/2024 - 19:12
Por Simone Prior Prietsch

Na próxima quarta-feira, dia 24 de abril, às 20h, na sala 311 do prédio 1 do Campus Jaguarão, será realizada a Aula Magna do curso de História-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa.

A convidada será Claudia Regina Plens, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Estado de São Paulo, com atuação na área de Arqueologia Histórica. Cláudia é doutora em Arqueologia (USP) (doutorado sanduíche na Universidade de York - bolsa ALBAN). Também é professora do Programa de Pós-Graduação em História e Criadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Antropologia Forense e Direitos Humanos, ambos da UNIFESP. Dentre os projetos que participa e coordena, destacamos o projeto interinstitucional “Arqueologias do DOI-Codi do II Exército (São Paulo): leituras plurais da repressão e da resistência”.
A palestra, com o título “Arqueologia da Memória: Indígenas na Sombra da Ditadura Militar”, abordará aspectos que marcaram a repressão e resistência dos povos originários em relação a Ditadura Civil Militar. No ano de 2024, que fecha a efeméride dos 60 anos do Golpe, o curso de História entende ser fundamental realizar uma reflexão crítica sobre o período e também evidenciar toda a opressão vivenciada pelos povos indígenas executadas pela Ditadura, que tem recebido nos últimos anos diferentes produções de pesquisas. Recentemente, o povo Krenak teve reconhecidas e condenadas pela Justiça, as diferentes violências sofridas por esta comunidade pela Ditadura Civil Militar.
A atividade é gratuita, não necessita inscrição, e está aberta para toda comunidade. 

Mais informações: caiuaalam@unipampa.edu.br

unipampa

história

unipampa