Início > Campus jaguarao realiza atividade alusiva semana do patrimonio
Data de publicação 30/08/2022 - 17:21 Atualizado em: 30/08/2022 - 17:21

Campus Jaguarão realiza atividade alusiva à Semana do Patrimônio

No dia 20 de agosto deste ano às 11h, como parte das atividades alusivas à IV Semana do Patrimônio de Jaguarão, ocorreu, na Rua Uma Terra Só em Jaguarão/RS, a solenidade de inauguração da placa que marca a homenagem a Aldyr Garcia Schlee e a continuidade do projeto em outros espaços da cidade. A concretização da arte pelas mãos do artista Guilherme Ges, em um dos muros da rua, foi uma das ações do Programa de Extensão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) Campus Jaguarão: Corredores Iluminados.

O evento tem a participação e organização dos cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural, Superior de Tecnologia em Gestão em Turismo e Licenciatura em Letras Espanhol e Literatura Hispânica. Fazem parte da equipe organizadora as docentes Patrícia Severo, Angela Ribeiro, Larissa Bitar, Cristina Boéssio e Maria do Socorro Farias, além dos discentes Lukhas Karibe Melo, Maria Fernanda Ferraz, Letícia Areão e Karoline Silvano.

Na ocasião estiveram presentes docentes, discentes e direção do Campus Jaguarão, representantes das instituições parceiras, Secretaria Municipal de Educação, representantes da Câmara de Vereadores, comunidade jaguarense, fronteiriça, amigos, alunos e companheiros de escrita de Schlee. Também participaram da atividade a Secretária de Turismo de Arroio Grande, Ivana Caldas Costa, e da turismóloga Rejanne Silva.

A professora Patrícia Schneider Severo, coordenadora do projeto, explica solenidade: “foi uma atividade linda, emocionante e inspiradora entre amigos e parceiros e demarcou, além da criação da primeira obra nos muros da cidade, o nosso interesse em continuarmos o projeto em parceria com as instituições públicas e privadas”. Severo destaca que alguns dos objetivos do projeto são: potencializar o conhecimento de ações culturais integradas, valorizar o patrimônio público mediante a manifestação artística do Graffiti e estimular a percepção do espaço urbano e cultural da rua “Uma Terra Só” como espaço turístico pela comunidade de Jaguarão e fronteira, integrado à cultura local.

“Cabe lembrar que o projeto foi contemplado no Edital Programa de Desenvolvimento Acadêmico 040/2021 e também contou com o apoio de diversas instituições da cidade, tais como: Prefeitura Municipal de Jaguarão, Fundação Dr. Carlos Barbosa Gonçalves, Hotel Sinuelo, SESC e Sindilojas Fronteira Sul”, explicou a professora Maria do Socorro Farias.

“Destacamos, como forma de agradecimento, a declamação de Martim César, escritor, compositor e amigo de Schlee que esteve na solenidade representando também Alfredo Aquino; o relato, na condição de aluno de Schlee, do professor Vagner da Cunha e das palavras saudosas e afetivas do artista plástico uruguaio Fernando Stevenazzi. A presença de todos tornou a solenidade em um potente momento de socialização, compartilhamento de arte, cultura, música fronteiriça, aproximando a comunidade acadêmica com a comunidade externa”, destaca Farias.

Campus Jaguarão realiza atividade alusiva à Semana do Patrimônio