Início > Certificado de espanol lengua y uso sera aplicado em novembro na unipampa
Data de publicação 27/09/2019 - 13:55 Atualizado em: 27/09/2019 - 15:29

Certificado de Español: Lengua y Uso será aplicado em novembro na Unipampa

No próximo dia 14 de novembro, quinta-feira, será aplicado pelo décimo quinto ano consecutivo o exame CELU (Certificado de Español: Lengua y Uso) em sedes distribuídas na Argentina, Brasil, Ásia e Europa, e a Universidade  Federal do Pampa (Unipampa) é uma dessas sedes aplicadoras do teste. A inscrição pode ser feita através do site www.celu.edu.ar até o dia 25 de outubro de 2019. Aprova será realizada no Campus Bagé.

A responsável institucional pelo teste, professora Sara Mota, destaca que este é um certificado reconhecido internacionalmente, mas que não se confunde com a prova de proficiência aplicada internamente na Unipampa e que é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI).

CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério de Educação e pelo Ministério de Relações Exteriores da República Argentina. Concede um certificado de proficiência que comprova o uso do idioma espanhol como segunda língua. São certificados dois níveis, o Intermediário e o Avançado, que comprovam, em distintos graus, a capacidade linguística do falante estrangeiro para atuar em situações de trabalho ou acadêmicas em qualquer país hispano-falante. É um certificado com validade internacional, sem data de expiração. No rodapé do certificado estão incluídas as correlações de nível com as escalas do Quadro Comum Europeu de Referência e do American Council on the Teaching of Foreign Languages.

São realizadas duas aplicações por ano. Os resultados são publicados 45 dias depois do exame e os certificados são entregues, aproximadamente, três meses mais tarde.

Este certificado conta com quatorze anos de trajetória em avaliação, comprovação e certificação do espanhol como segunda língua. A equipe que elabora, implementa e avalia o CELU encontra-se em constante capacitação. Mais de 6000 pessoas já realizaram o exame e o número de inscritos demonstra um constante aumento desde o começo.

Desde 2013, a Unipampa, por meio do Campus Bagé, é sede aplicadora do CELU.

Para mais informação: www.celu.edu.arinfocelu@cin.edu.ar

Sede Bagé: Universidade Federal do Pampa – celu@unipampa.edu.br