Início > Ciclo de palestras acorianidade no sul do rs inicia na proxima sexta feira 7
Data de publicação 04/10/2022 - 16:37 Atualizado em: 04/10/2022 - 16:37

Ciclo de Palestras Açorianidade no Sul do RS inicia na próxima sexta-feira, 7

Evento faz parte das comemorações dos 270 anos de imigração açoriana no RS
Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 7, 14 e 21 de outubro, ocorrerá o Ciclo de Palestras Açorianidade no Sul do RS, evento que integra as atividades relativas à comemoração dos 270 anos de imigração açoriana no Rio Grande do Sul. O Ciclo de Palestras está inserido nas ações de extensão dos cursos de Bacharelado em Produção e Política Cultural e do Tecnólogo em Gestão em Turismo, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com apoio do Governo da Região Autônoma do Açores - Portugal, Casa dos Açores do RS, Prefeitura de Jaguarão e do Campus Jaguarão da Unipampa.

Conforme as professoras Hilda de Fraga e Alessandra Farinha, organizadoras do evento, busca-se, por meio do Ciclo de Palestras, a integração entre a universidade e os contextos socioculturais da comunidade em torno do legado açoriano na região. O evento está integrado ao calendário cultural do RS e tem como objetivos: estabelecer o diálogo e o sentimento de pertença junto à comunidade local; fomentar registros e inventários participativos dos bens e valores culturais de descendência açoriana existentes na região da fronteira; contribuir para políticas no âmbito da produção cultural e turismo no município, e, por fim, potencializar situações de aprendizagem, mediação cultural e pesquisa junto aos futuros profissionais de ambos os cursos qualificando a formação dos egressos e impactando as realidades locais.

A cerimônia de abertura está marcada para sexta-feira, 7, às 19h. A primeira mesa temática será realizada na sequência, intitulada “Açorianidade no Sul do Brasil e Região da Fronteira”. A segunda mesa temática ocorre no dia 14 de outubro, às 19h10, com o tema “Memória e Patrimônio Cultural Açoriano”. A mesa temática “Traços da Religiosidade Açoriana: Fé e Devoção” é a última do Ciclo de Palestras e ocorre no dia 21 de outubro, às 19h15. A programação também conta com apresentações artísticas, antes das mesas temáticas. O evento é gratuito, todo on-line e será transmitido pelo canal da Unipampa no YouTube. As inscrições devem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line.

Confira a programação completa do evento - Divulgação

Primeira mesa temática do Ciclo de Palestras - Divulgação