Início > Comite da unipampa promove 21 dias de ativismo pelo fim da violencia de genero
Data de publicação 01/12/2020 - 13:53 Atualizado em: 01/12/2020 - 13:53

Comitê da Unipampa promove 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero

Comitê Institucional Unipampa Gênero e Sexualidade realiza ações ao longo de dezembro

A Universidade Federal do Pampa, comprometida com a formação acadêmica e cidadã da comunidade e da sociedade como um todo, construiu coletivamente articulada a seus dez campi o programa extensionista denominado “Comitê Institucional Unipampa Gênero e Sexualidade”. Durante o mês de dezembro, o Comitê promove diversas ações nos 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero.

O Comitê constitui-se em um espaço articulador que efetiva a indissociabilidade entre a extensão, o ensino e a pesquisa, e potencializa as ações vinculadas à temática de gênero e sexualidade. Assim, o comitê objetiva  dialogar, refletir e construir coletivamente alternativas possíveis no horizonte de uma cultura da Paz e da equidade de direitos dos grupos excluídos dos processos de uma vida com justiça e dignidade social. Os representantes do Comitê estão indicados na Portaria nº 1668, de 21 de agosto de 2020.

Importante destacar que a Unipampa, como participante do programa He for She - ONU Mulheres, e do Comitê Gestor Impulsionador no Rio Grande do Sul de combate a violência de gênero e sexualidade, vem desde de abril de 2017 intensificando o trabalho de sensibilização de servidores e comunidade externa através do desenvolvimento de ações específicas voltadas à temática de gênero, sexualidade e diversidade. A primeira portaria na Universidade que indica essa atuação com representação nas 11 unidades acadêmicas é a Portaria nº 714, de 22 de junho de 2017.

Programação:

21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero