Início > Curso de historia promove palestra tragedia palestina como fracasso da politica internacional
Data de publicação 29/06/2021 - 15:17 Atualizado em: 30/06/2021 - 21:59

Curso de História promove palestra "A tragédia palestina como fracasso da política internacional"

Inscrições para o evento, que ocorre no dia 27 de julho, são gratuitas

O curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e do Laboratório de História Social e Política (LAHISP), convida a comunidade acadêmica para palestra com a professora Silvia Ferabolli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), intitulada “A tragédia palestina como fracasso da política internacional”. O evento será realizado no dia 27 de julho às 19h e conta com inscrições gratuitas a serem realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Após a inscrição, será disponibilizado o link da atividade a ser transmitida pelo canal do LEHMAI no Youtube.

A pesquisadora convidada entende que “a violência, a segregação e as sucessivas ações de limpeza étnica perpetradas por Israel contra os palestinos é resultado direto do fracasso da chamada comunidade internacional de garantir o cumprimento das leis internacionais por parte do Estado israelense”. Ainda conforme a docente, “Israel constitui-se hoje em um verdadeiro Estado de apartheid no qual a população árabe-palestina é relegada coletivamente a condição de comunidade de segunda classe, desprovida de direitos e perspectivas de futuro em sua própria terra”.

“Como chegamos até aqui? Se não for possível resolver a ‘questão palestina’ dentro das regras da política internacional, quais são as alternativas? ”. Essas são algumas das questões a serem discutidas pela Profa.  Dra. Silvia Ferabolli nesse diálogo com os/as discentes do Curso de História da Unipampa, pesquisadores/as associados ao LEHMAI e demais interessados/as da comunidade acadêmica.

Para mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail: lab.mundoarabe@gmail.com .

Sobre a palestrante

Silvia Ferabolli é Doutora em Política e Estudos Internacionais pela Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres (SOAS). Entre os anos de 2008 e 2012, atuou como Teaching Fellow junto ao Departamento de Política e Estudos Internacionais dessa mesma universidade. Suas principais publicações incluem Arab Regionalism: a Post-Structural Perspective (Routledge Studies in Middle Eastern Politics 2014 hardcover; 2016 paperback), Relações Internacionais do Mundo Árabe (Juruá 1ªed. 2009; 2ªed. 2013) e Regions that matter: the Arab-South American inter-regional space (Third World Quarterly 2017). Atualmente, é Professora Adjunta no Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais e o Núcleo de Pesquisa sobre as Relações Internacionais do Mundo Árabe (NUPRIMA).

Com informações de Edison Cruxen e Caiuá Cardoso Al-Alam