Início > Ebserh publica edital do exame nacional de residencia com mais de 5 mil vagas
Data de publicação 14/08/2023 - 16:30 Atualizado em: 16/08/2023 - 15:57

Ebserh publica edital do Exame Nacional de Residência com mais de 5 mil vagas

A pós-graduação é gratuita e oferece bolsa de R$ 4.106,09. As inscrições serão abertas dia 23 de agosto
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde (Coremu) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e os Programas de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Primus), divulgam que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou o edital para edição 2023/2024 do Exame Nacional de Residência (Enare). São mais de 5 mil vagas distribuídas em 114 instituições do país. As inscrições devem ser feitas de 23 de agosto a 14 de setembro através do site enare.ebserh.gov.br. O valor da inscrição é R$ 195 e a solicitação de isenção será das 18h do dia 23 até 28 de agosto.

Para a Unipampa, serão 17 áreas de pós-graduações contempladas, sendo um total de 25 vagas. Entre as áreas profissionais, estão: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Serviço Social. O quadro completo pode ser acessado no site do Enare.

O processo seletivo é composto por duas etapas: prova objetiva e curricular. O período para envio de documentação para análise curricular ocorrerá de 23 de agosto a 15 de setembro. As provas objetivas devem ocorrer no dia 29 de outubro nas capitais de todos os estados e Distrito Federal, além de 23 grandes centros. No Rio Grande do Sul, haverá aplicação da prova objetiva nas cidades de Porto Alegre e Passo Fundo. A previsão é que o resultado seja divulgado entre o final deste ano e início de 2024, pois o período de matrícula dos aprovados será a partir de 15 a 31 de março de 2024.

Sobre o Enare

O sistema de classificação do Exame Nacional de Residência (Enare) é parecido com o do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois o candidato sai com a nota alcançada na especialidade escolhida após as provas e a utiliza para indicar o local em que pretende se candidatar. O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e tem como objetivo oferecer mais oportunidades de vagas de residências das áreas médica, multi e uniprofissional. Essas oportunidades acontecem por meio de adesões de diversas instituições públicas e privadas sem fins lucrativos ao programa.

Mais informações podem ser encontradas no site do Enare, no Edital nº 04/2023 e no portal da Unipampa.

Ebserh publica edital do Exame Nacional de Residência com mais de 5 mil vagas