Início > Inscricoes abertas para o exame de proficiencia em portugues para estrangeiros
Data de publicação 16/08/2023 - 09:25 Atualizado em: 16/08/2023 - 09:26

Inscrições abertas para o exame de proficiência em português para estrangeiros

Interessados podem realizar a inscrição até o dia 18 de agosto
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, através do curso de Letras - Línguas Adicionais, divulga a abertura das inscrições para o exame Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), que comprova oficialmente a proficiência em português como língua estrangeira. Interessados devem realizar a inscrição até o dia 18 de agosto através do preenchimento de formulário on-line e pagamento da taxa de R$ 100. A Unipampa é credenciada para aplicação do exame desde 2019, coordenado institucionalmente pela professora Clara Dornelles. A avaliação será aplicada de 24 a 26 de outubro, presencialmente no Campus Bagé

Professores, estudantes e ex-alunos dos campi Bagé e Jaguarão participam como aplicadores do exame na Unipampa. A equipe de aplicadores do Celpe-Bras está associada a programas e projetos institucionais, como o Núcleo de Apoio à Aprendizagem de Português como Língua Adicional e de Acolhimento (NAAIPLAA), o Centro de Línguas do Pampa (CLIP) e o Idiomas sem Fronteiras (IsF).

Conforme destaca a professora Clara Dornelles, “o Celpe-Bras tem importância na consolidação de políticas linguísticas de internacionalização da língua portuguesa [...]”. Sendo assim, através da aplicação do exame, a Universidade passa a disponibilizar aos estrangeiros a oportunidade de certificação para fins acadêmicos, profissionais e de naturalização.

Sobre o exame:

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é uma prova de proficiência de português para estrangeiros de reconhecimento internacional sob coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame é realizado em diferentes instituições no Brasil e no exterior, para avaliar a proficiência de estrangeiros em português, envolvendo as quatro habilidades linguísticas: fala, escuta, leitura e escrita.

Outras informações ou dúvidas podem ser consultadas no Edital nº 51/2023 ou encaminhadas para o e-mail naaiplaa@gmail.com.

• Inscrições abertas para o exame de proficiência em português para estrangeiros

Inscrições abertas para o exame de proficiência em português para estrangeiros (Imagem: divulgação)