Início > Interessados tem ate o dia 20 de janeiro para submeter projetos para o dossie historia memoria e
Data de publicação 15/12/2021 - 00:39 Atualizado em: 17/12/2021 - 14:24

Interessados têm até o dia 20 de janeiro para submeter projetos para o Dossiê História, Memória e Identidade

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está com as inscrições abertas para a Chamada para o Dossiê História, Memória e Identidade, dos Campi São Borja e Jaguarão. Os candidatos tem até o dia 20 de janeiro para registrar seu interesse no site da Missões: Revista de Ciências Humanas e Sociais. O projeto é organizado pelos professores da Unipampa, Alan Dutra de Melo, Hilda Jaqueline de Fraga e Ronaldo Colvero.

O objetivo deste dossiê é estabelecer aproximações entre a história, memória e Identidade enquanto elementos importantes para a compreensão das sociedades, tanto pregressas quanto atuais, dada e emergência de inúmeros debates públicos e reivindicações sociais nos últimos anos abrangendo o enfoque proposto.

“No âmbito da história, o uso de múltiplas fontes e a inclusão de abordagens e interfaces plurais, tem intensificado no campo da pesquisa historiográfica, novos e antigos temas alargando as fronteiras da disciplina ao incorporar as memórias e os mais variados processos identitários, como objeto de análises ancoradas em diferentes suportes e discursos construídos pelas sociedades sobre o passado e a história do tempo presente”, comenta Fraga.

A professora explica que em tempos desafiadores marcados ora por tentativas de silenciamentos, ora pelo acirramento das disputas pelo direito à memória e à história são expressivas às discussões que trazem à baila a interdisciplinaridade como um viés importante para estudos com esta ênfase abarcando dentre tantos temas as questões de fronteira, das relações de poder, do patrimônio, cultural, dos movimentos sociais e das resistências entre outros, bem como atentam para os usos e abusos da memória.

De acordo com ela, as políticas públicas necessitam de uma melhor compreensão da realidade social, para isto é importante congregar os diferentes saberes de todas as áreas do conhecimento a fim de gerar aportes teóricos capazes de assegurar a legitimidade de identidades e dinâmicas de produção de percursos memoriais em suas demandas e problematizações contemporâneas. “Com base nessas premissas, o dossiê pretende reunir pesquisas desde diferentes contextos situados, realidades e perspectivas investigativas em curso, objetivando constituir ferramentas conceituais e metodologias”, corrobora.

O prazo para submissão é até o dia 20 de janeiro. As avaliações devem ocorrer em 30 de março de 2022. A publicação deve ser lançada até maio de 2022.

 

Interessados têm até o dia 20 de janeiro para submeter projetos para o Dossiê História, Memória e Identidade