Início > Nota da pro reitoria de assuntos estudantis e comunitarios
Data de publicação 19/12/2017 - 12:12 Atualizado em: 19/12/2017 - 12:12

Nota da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários

Esclarecimentos sobre a alteração do pagamento dos auxílios do Plano de Permanência

Prezados Discentes,

Informamos que a mudança da forma do pagamento não busca prejudicar os estudantes, muito pelo contrário, irá a partir do ano de 2019 resolver um problema histórico, que sempre causa transtorno. Sempre no início de cada ano a PRAEC encontra dificuldades em realizar o pagamento dos auxílios aos estudantes beneficiados pelo Plano de Permanência.

Historicamente, por demora nos repasses de recursos financeiros às instituições de ensino pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o orçamento é liberado apenas na segunda semana de janeiro e o financeiro apenas no final do mês, não há possibilidade de pagarmos os auxílios no início do mês.

Dessa maneira, no intuito de ter uma solução efetiva para esta questão, que é recorrente a cada início de ano, no intuito de que todos os discentes recebam seus benefícios em dia para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas, também, para um melhor controle dos fluxos de pagamento bem como prevenir quaisquer possibilidades de pagamentos indevidos, esta Pró-Reitoria definiu modificar a forma de pagamento dos auxílios. Dessa forma, a partir do ano de 2018, iremos pagar o mês de janeiro em fevereiro, o que possibilitará pagarmos os meses de novembro e dezembro, conjuntamente em dezembro, assim como é feito o pagamento dos bolsistas dos demais programas. Sendo assim, no ano de 2018 os alunos irão receber todos os meses, como sempre ocorreu.

Sabemos que isso causará um transtorno aos discentes, e lamentamos, mas queremos afirmar que a PRAEC não resolveu simplesmente não pagar os auxílios no início de janeiro e pagar, somente, em fevereiro. Não teremos como pagar os auxílios no início do mês de janeiro de qualquer forma, devido às questões orçamentárias e financeiras. Ainda, frisamos que a partir do ano que vem não haverá mais este inconveniente, visto que todos os auxílios serão pagos no exercício financeiro do ano.

Certos de sua compreensão, ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.

Tags: Jaguarão