Início > Nota sobre indisponibilidade de servicos na unipampa
Data de publicação 29/01/2021 - 11:09 Atualizado em: 29/01/2021 - 11:09

Nota sobre indisponibilidade de serviços na Unipampa

O acesso a serviços como Guri, Moodle e Gaucha foi restabelecido na manhã desta sexta-feira, 29

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), vem através desta Nota comunicar e esclarecer a toda a comunidade acadêmica sobre as indisponibilidades de alguns serviços como Guri, Moodle e Gaucha. Na quarta-feira, 27 de janeiro, pela manhã, houve rompimento da fibra óptica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que fornece acesso à internet em Alegrete, causando interrupção no acesso ao Data Center desta localidade.

A Unipampa possui um contrato com a RNP para fornecimento de links de internet para todas as Unidades Universitárias e Reitoria da Instituição, porém, a RNP possui contrato com o fornecedor Vogel para uso da infraestrutura de fibras no Rio Grande do Sul. Os serviços foram restabelecidos hoje (29/01), às 10h40, após a equipe da Vogel finalizar as correções no local.

Salienta-se que a DTIC, juntamente com a alta Gestão Universitária, vem desde o ano passado trabalhando intensamente para contemplar contingência de forma que os serviços essenciais como SEI, SIE, Guri, Moodle, Portais, Biblioteca, entre outros tenham alta disponibilidade, ou seja, estejam sempre acessíveis e com desempenho. As ações em andamento são:

1) Em breve, serão disponibilizados links de internet de alta velocidade com provedores locais que possuem links de outros fornecedores além da Vogel, de forma que, caso o link da RNP fique indisponível, a Unipampa possa manter serviço de internet e acesso aos serviços normalmente, bem como, internet das unidades para externamente.

2) Ainda em 2021, a Unipampa deve migrar os serviços essenciais para a nuvem, de forma que não se tenham mais riscos de indisponibilidade de links da RNP, além de elevar a qualidade e desempenho dos serviços disponibilizados à comunidade acadêmica e externa. A Instituição já aderiu ao processo de contratação de serviços de nuvem realizado pelo Governo Federal durante o ano de 2020.