Início > NUDE

NUDE

Serviço de Apoio Psicológico

O Núcleo de Desenvolvimento Estudantil da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão, disponibiliza apoio psicológico, através de práticas individuais e coletivas, aos alunos que estejam apresentando sintomas de adoecimento psíquico e/ou dificuldades na condução da vida acadêmica.

Esse suporte pode ser disponibilizado em diferentes modalidades: atendimento psicológico individual, rodas de conversa, palestras, encontros de orientação, etc.

O atendimento psicológico individual tem caráter psicoeducativo, ocorrendo sob uma perspectiva de intervenção breve e focal, objetivando promover ao discente um espaço para expressar-se emocionalmente, compreender suas dificuldades, clarificar pensamentos e sentimentos, elaborar estratégias e movimentar recursos para lidar com os problemas vivenciados. Configura-se como um espaço de acolhimento e orientação, que visa promover uma atitude mais adaptativa do estudante diante das dificuldades que podem acompanhar o ingresso e a permanência na universidade. Assim, havendo necessidade de psicoterapia de longo prazo ou outro acompanhamento especializado, o(a) estudante poderá ser encaminhado(a) aos serviços da rede de saúde pública municipal.

Para solicitar apoio psicológico individualizado o aluno precisa preencher o formulário e aguardar o contato da psicóloga.

Professores e técnicos administrativos podem solicitar atendimento psicológico para alunos, preferencialmente com a anuência prévia destes. No entanto, para o prosseguimento da avaliação e acompanhamento do aluno, o mesmo deverá manifestar interesse e motivação para o acompanhamento psicológico e, dependendo do caso, aguardará na lista de espera, tal como aqueles que buscaram atendimento espontaneamente.

Regras para atendimento no Serviço de Apoio Psicológico

- Os atendimentos são previamente agendados;

- A solicitação de atendimento ocorre por meio do preenchimento e envio do formulário;

- Será reservada 1 (uma) hora para cada atendimento. Em caso de atraso, não haverá recuperação de tempo do atendimento;

- A recorrência de atrasos poderá implicar na desvinculação do aluno do apoio psicológico;

- Em caso de impossibilidade de comparecimento, o aluno deve comunicar a psicóloga por e-mail ou pessoalmente com 24 horas de antecedência. O aluno que não notificar a ausência receberá falta.

- Serão desvinculados os alunos que tiverem 2 (duas) faltas sem justificativa prévia;

- A ocorrência de 2 (duas) faltas justificadas será contabilizada como 1 (uma);

- O aluno que não comparecer e não justificar deverá entrar em contato com a psicóloga para o agendamento do próximo atendimento;

- O aluno que tiver sido desvinculado e desejar marcar novo atendimento psicológico deverá manifestar interesse e aguardar novo chamamento, de acordo com a lista de espera;

- Terão preferência nos atendimentos os alunos beneficiários do Plano de Permanência.

*Após o envio do formulário, a psicóloga entrará em contato para informar a data do atendimento. Ressalta-se que o tempo até este retorno pode variar dependendo da demanda por atendimento.

Psicóloga responsável pelo serviço de apoio psicológico:

Angélica Gonçalves Peter

CRP 07/25146

 

 

AGENDE: https://docs.google.com/forms/d/17QdVcpiCBiTnjH3EVHDr1554sk4elADr1Ehn5pM...

 

randomness