Início > Professor da unipampa participa de ciclo de aulas abertas do instituto de psicologia da usp
Data de publicação 29/04/2022 - 13:36 Atualizado em: 29/04/2022 - 15:57

Professor da Unipampa participa de Ciclo de Aulas Abertas do Instituto de Psicologia da USP

Por 2001560014

O professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Jaguarão, Thomas Josué Silva, ministrará uma palestra no 14° Ciclo de Aulas Abertas no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp). A palestra acontece virtualmente no dia 18 de maio, data que é considerada o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema “Contribuições da Etnografia e da Arte no Contexto da Saúde Coletiva /Saúde Mental - Por uma sociedade sem manicômios”. A transmissão ocorre a partir das 9h através do canal do YouTube do Instituto de Psicologia da USP.

O tema geral do Ciclo de Aulas Abertas é “O SUS em Debate”, tendo em vista a realidade atual do Sistema Unificado de Saúde (SUS) no Brasil após dois anos de pandemia de Covid-19. A mediação será feita pela professora da USP, Ianni Regia Scarcelli. Professor de Produção Cultural da Unipampa, Thomas Josué Silva é doutor em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade de Barcelona (UB) e pesquisador da área de saúde mental e produção cultural, atuando também no campo das artes e da diversidade sociocultural.

O professor comenta sobre as dificuldades na discussão sobre saúde mental no Brasil. “A luta antimanicomial se insere em uma grande luta mundial dos direitos humanos das pessoas que sofrem psiquicamente, vítimas dos processos de instittucionalização”. De acordo com Thomas Silva, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial é importante para estimular o debate de políticas públicas voltadas para pessoas em sofrimento mental.