Início > Prograd realiza seminario web para debater acolhida digital aos discentes durante pandemia
Data de publicação 17/04/2020 - 16:29 Atualizado em: 17/04/2020 - 16:29

Prograd realiza seminário web para debater acolhida digital aos discentes durante a pandemia

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) promove na próxima segunda-feira, 20, o seminário on-line “Unipampa na Acolhida Digital Discente: inter(ações) e aprendizagens nos campi”. O intuito é reunir docentes dos dez campi e Reitoria para apresentar e debater as melhores ideias de como acolher os estudantes da Universidade Federal do Pampa no cenário atípico imposto pela pandemia do coronavírus, discutir e dar visibilidade às ações de ensino que estão sendo realizadas extracurricularmente na Instituição nesse momento.

A ideia do seminário surgiu a partir do contato entre a Prograd e os dez campi no qual perceberam que muitas iniciativas para acolher e propor atividades aos estudantes estão sendo realizadas, mas que estavam sendo compartilhadas ou conhecidas entre as diferentes unidades ou até mesmo dentro do próprio campus. “Nós fizemos reuniões com os dez campi da universidade, com os coordenadores acadêmicos e os coordenadores de curso, e uma das pautas da reunião era discutir o que cada unidade estava fazendo para organizar e propor ações extracurriculares de acolhida para nossos alunos nesse momento, para que não se sentissem abandonados e soltos. Percebemos que havia algumas iniciativas isoladas dentro de cada campus, e por esse motivo fizemos a proposição de organizar esse seminário para que as dez unidades possam dialogar entre si e possa ver as ações que estão realizando”, explica a pró-reitora adjunta de Graduação, Shirley Nascimento. 

O seminário será realizado totalmente online, via Conferência Web RNP, no dia 20 de abril a partir das 14h. Na programação estão previstas a palestra de abertura intitulada “É possível ter uma rotina saudável em trabalho remoto?”, com a psicóloga do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Liliane da Costa Ores; a apresentação das ações desenvolvidas pelos campi, e a síntese das ações, com participação das professoras Elena Billig Mello e Amélia Bastos. As inscrições devem ser feitas pelo site da Prograd.

A pró-reitora adjunta destaca a importância da participação e da reflexão pretendida pelo encontro virtual. “O seminário é para que a gente possa entre os docentes da Instituição comungar desse sentimento de que, embora as atividades obrigatórias estejam suspensas, as atividades extracurriculares de ensino precisam seguir acontecendo, para que nós possamos cumprir a nossa função, que é a de ensinar, a de compartilhar aquilo que nós sabemos, a de construir conhecimento junto aos alunos”, finaliza. 

  • flyer do evento com informações do texto

    Evento é voltado aos docentes da Instituição