Início > Projeto de extensao do campus jaguarao lanca site com acervo digital e historico
Data de publicação 15/12/2021 - 00:20 Atualizado em: 17/12/2021 - 11:36

Projeto de Extensão do Campus Jaguarão lança site com acervo digital e histórico

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica (Proddoc)  do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão lançaram no início deste mês um site com acervo Histórico e Digital. A iniciativa tem o objetivo de divulgar o acervo digitalizado do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ), onde encontram-se periódicos, atas da Câmara de Vereadores, registros de óbitos, cópias de mapas, livros e diversos outros tipos de registros, muitos destes datados do século XIX.

Criado para preservar da deterioração a documentação proveniente do IHGJ, bem como digitalizá-la para acesso público e irrestrito, o Proddoc, composto por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo historiador, Alexandre dos Santos Villas Bôas, tem qualificado suas atividades buscando melhor atender as demandas dos processos envolvendo os acervos históricos documentais sob sua responsabilidade em uma atuação que no próximo ano completará dez anos. “O site propicia o acesso a documentos históricos importantes para a formação histórica da cidade de Jaguarão, assim como este trabalho de digitalização de acervos posteriormente será estendido a outras instituições da região de abrangência da Unipampa”, explica Villas Bôas.

O acervo é disponibilizado através da ferramenta Tainacan, que é uma tecnologia utilizada para a criação de coleções digitais na internet, além disso, é um software que permite a gestão e a publicação de acervos digitais de uma forma fácil e intuitiva.

Segundo o pesquisador o site do programa acaba de ser atualizado com um moderno projeto gráfico e foi elaborado para ser um canal de comunicação entre a coordenação e a comunidade de usuários dos serviços prestados pelo programa. “Assim, o público também poderá conhecer as ações promovidas em quase uma década de atuação e se informar a respeito do andamento das atividades do Proddoc. Ter esses documentos no meio digital fará com que o acesso a eles seja facilitado, além da preservação e durabilidade de um acervo que vem sendo desgastado com o passar do tempo, o qual é de extrema importância histórica e cultural para a região”, ressalta ele. A página pode ser acessada em https://acervo.unipampa.edu.br/proddoc/.

Tags: Jaguarão