Início > Reuniao para organizacao do iv copene acontece na reitoria
Data de publicação 11/05/2018 - 16:04 Atualizado em: 11/05/2018 - 16:05

Reunião para organização do IV Copene acontece na reitoria

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última quinta-feira, 10, a Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou uma reunião entre a comissão organizadora do IV Congresso de Pesquisadores Negros da Região Sul (Copene) e o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen.

O encontro teve o objetivo de apresentar para o reitor o projeto do evento. De acordo com a coordenadora do Copene IV e professora da Unipampa, Giane Vargas Escobar, a ideia do evento é trazer visibilidade para os pesquisadores negros e negras e fortalecer as políticas de ações afirmativas, mas principalmente, mostrar as conquistas.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) do Campus Santana de Livramento, Guilherme Howes: “o Copene traz para a Unipampa uma agenda positiva e o reconhecimento de um direito à resistência, evidência de uma agenda tão clara e necessária como essa”.

A estudante Kim Paz, do Movimento Negro Enegreceune, também faz parte da organização do evento. “Acredito que o Congresso irá promover uma troca de experiências, fortalecer os movimentos, pesquisas na área e a união desse povo que sempre foi diminuído socialmente”, declara ela.

O reitor da Unipampa aproveitou a oportunidade para conhecer o projeto do IV Copene. Foto: Ronaldo Estavam