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Data de publicação 09/08/2022 - 16:40 Atualizado em: 09/08/2022 - 20:15

Unipampa divulga relatório de Ouvidoria do 1° semestre de 2022

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou o relatório do primeiro semestre de 2022. O documento é composto pelas manifestações recebidas durante o período de 1º de janeiro a 30 de junho. O relatório apresenta dados sobre pesquisa de satisfação, com algumas informações acessíveis a todos os cidadão por meio dos Painéis desenvolvidos pela Controladoria-Geral da União. Além disso, a Ouvidoria disponibilizou uma pesquisa destinada à comunidade acadêmica referente aos serviços da Unipampa. O objetivo é buscar a melhoria dos serviços públicos prestados pela Universidade.

Conforme estabelecido no Plano de Ação Anual da Ouvidoria e o Plano de Integridade da Unipampa, a Ouvidoria passou a implementar o uso do módulo de triagem e tratamento do Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação para tramitação das demandas de Ouvidoria. O módulo da plataforma é considerado requisito de segurança e rastreabilidade, bem como mitiga riscos na salvaguarda dos direitos dos manifestantes usuários de serviços. A tramitação das demandas de Ouvidoria pelo Fala.BR foi implementada primeiro no Gabinete da Reitoria e Pró-Reitorias, e após seu uso será expandido para todas as áreas e unidades da Universidade.

Segundo o relatório da Ouvidoria, no primeiro semestre de 2022, foram recebidas 206 manifestações, sendo que a maioria foram de solicitações (95 registros). A maior parte das solicitações referem-se à: Educação Superior (ensino superior, graduação, pós-graduação, educação a distância, conduta discente e documentos), Matrículas e Processos Seletivos (Graduação, Pós-Graduação e Educação a Distância). Em relação ao Serviço de Informação ao Cidadão, foram registrados 65 pedidos de acesso à informação na Plataforma Fala.BR durante o 1º semestre de 2022. O número de pedidos foi igual ao registrado no 2º semestre do ano passado. O Relatório Semestral está disponível no site da Ouvidoria.

Desde março de 2021, a Ouvidoria passou a informar a necessidade de certificação de identidade do (a) manifestante sempre que o tratamento e a resposta à manifestação implicar a entrega de informações pessoais ao próprio manifestante ou a terceiros por ele autorizados.  A norma segue portaria da Controladoria-Geral da União. A certificação pode ser feita de modo virtual pela plataforma Gov.BR ou pela apresentação de documento presencialmente na unidade da Ouvidoria.

Também estão abertas as inscrições para o Conselho de Usuários dos serviços Públicos da Unipampa. Os/as interessados devem se inscrever pela Plataforma Virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos. Os Conselhos são uma nova forma de participação direta da sociedade na avaliação e melhoria dos serviços públicos.

Participe da pesquisa de avaliação dos serviços públicos da Unipampa

Confira a íntegra do relatório semestral da Ouvidoria

Com informações de Dileia Adolfo Maria

 

  • Card com fundo amarelo convidando para fazer parte do conselho de usuários de serviços públicos da Unipampa

    Está aberto o período para entrar no Conselho de Usuários de Serviços Públicos da Unipampa - divulgação

    Print de tela do computador de pesquisa sobre serviços públicos prestados na Unipampa

    Ouvidoria disponibilizou pesquisa para avaliar serviços prestados na Universidade

    Card com logo do Fala BR escrito em branco em balão azul, fundo cinza com ícones no inferior em azul amarelo e verde

    Plataforma Fala BR é utilizada para dar maior segurança aos usuários dos serviços