Início > Unipampa e codepampa celebram protocolo de intencoes
Data de publicação 31/12/2020 - 10:53 Atualizado em: 31/12/2020 - 10:58

Unipampa e Codepampa celebram protocolo de intenções

A assinatura do protocolo de intenções ocorreu na última terça-feira, 29

A Universidade Federal do Pampa (Unipamap) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) assinaram, na terça-feira, 29, um protocolo de intenções. O documento tem como objetivo propiciar condições para o estabelecimento de ações conjuntas visando o desenvolvimento regional e a realização de pesquisa, ensino, extensão e capacitação de recursos humanos em nível de graduação e pós-graduação.

Segundo o diretor de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) da Unipampa, Pedro Madruga, o protocolo de intenções com o Codepampa veio num momento bastante oportuno. “A Unipampa está quase que totalmente integrada nos municípios de atuação do Consórcio. Várias ações já estão sendo feitas entre a Unipampa e os municípios do Codepampa, porém, não através de Consórcio, como nós estamos propiciando agora”, afirma. Conforme Madruga, o protocolo de intenções vai permitir a realização de diversos convênios, dentro das áreas de atuação do Codepampa e dos cursos da Unipampa. “Nós temos grandes expectativas em relação a este protocolo de intenções”, ressalta o diretor.

Pela Unipampa, a solenidade de assinatura do protocolo, que ocorreu on-line, contou com a participação do vice-reitor no exercício da Reitoria, Marcus Vinicius Morini Querol; dos pró-reitores de Graduação, Pedro Kemerich; de Extensão e Cultura, Paulo Rodinei Lopes; de Administração, Fernando Silveira; do pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cháriston André Dal Belo; dos diretores dos campi Bagé, Cláudio Albano; Itaqui, Carla Pohl Sehn; do diretor da Daiinter, Pedro Madruga; da chefe da Divisão de Mobilidade, Cooperação Internacional e Relações Institucionais da Daiinter, Paula Pinheiro, e dos docentes Paulo Roberto Cardoso da Silveira (Daiinter) e Luis Flávio de Souza Oliveira. Pelo Codepampa, participaram o prefeito de Barra do Quaraí e presidente do Consórcio, Iad Mahoud Choli; o prefeito de São Gabriel, Rossano Dotto; e o secretário Executivo do Codepampa, Luís Eduardo Colombo.

 

Sobre o Codepampa

O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) é formado por 15 municípios da Região da Campanha e da Fronteira Oeste do RS. São eles: Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Borja, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul.

O Codepampa tem como finalidade: representar o conjunto dos municípios que o integram; implementar iniciativas de integração e de cooperação na abrangência de seu território; promover o desenvolvimento regional e transfronteiriço; planejar, adotar e executar cooperação técnica e financeira com os Governos da união e do Estado; e fortalecer e institucionalizar as relações entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil.

As áreas de atuação do Consórcio são: infraestrutura urbana e rural; desenvolvimento econômico regional; desenvolvimento urbano e gestão ambiental; saúde; educação, inclusão social e direitos humanos; segurança pública; fortalecimento institucional e desenvolvimento de ações de segurança alimentar.

 

Com informações de Paula Pinheiro