Início > Unipampa e ufrgs mantem inscricoes abertas para o curso online sobre o poeta oliveira silveira
Unipampa e UFRGS mantêm as inscrições abertas para o curso online sobre o poeta Oliveira Silveira
Data de publicação 29/11/2019 - 11:14 Atualizado em 29/11/2019 - 11:14
Por Simone Prior Prietsch

A certificação é de 30 horas e as vagas são ilimitadas

Mantem-se abertas as inscrições para o curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira” ofertado pela Unipampa e a UFRGS na modalidade de educação a distância (EaD), disponível na Plataforma Lúmina (https://lumina.ufrgs.br/). Em três módulos, de forma introdutória, estudantes poderão saber mais sobre a vida, a obra e a consciência negra de Oliveira Silveira (1941-2009) - egresso do Instituto de Letras da UFRGS - que foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo ao 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo “Grupo Palmares” em 1971, em Porto Alegre.

Sua obra vem ganhando destaque nas literaturas gaúcha, sul-rio-grandense e brasileira, principalmente pelo resgate das culturas negras nas artes literárias. Para a coordenadora do curso, professora da Unipampa Sátira Machado, “Oliveira Silveira é um divisor de águas na história de afro-brasileiros/as, ao popularizar em suas poesias as negritudes e o 20 de novembro no Brasil”. Para a vice coordenadora, professora aposentada do Instituto de Letras da UFRGS Maria da Graça Paiva, “Oliveira Silveira deve ser homenageado sempre, por impulsionar o pensamento negro brasileiro, garantindo a diversidade”.

O curso é gratuito, sem pré-requisitos, sem limite de vagas e está disponível a qualquer público com acesso à Internet. Basta cadastrar-se na Plataforma Lúmina  (https://lumina.ufrgs.br/), aceitar o “Termo de Uso dos Serviços - Lúmina” e escolher o curso. Na plataforma estão disponíveis as videoaulas, os materiais de apoio e as atividades do curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira”. Os alunos e as alunas poderão estudar de forma auto instrutiva conforme sua disponibilidade. O curso também pode ser acessado por smartphones, possibilitando a auto-organização dos estudos por parte de estudantes. O curso estará disponível por tempo indeterminado. E o certificado será emitido pela UFRGS, com 30 horas na área de “Ciência Humanas e Artes”.

Realização

O curso online “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira” foi desenvolvido pelas professoras universitárias Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Maria da Graça Gomes Paiva, professora aposentada pela UFRGS.

É uma promoção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com execução do NAPEAD - Produção Multimídia para a Educação da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da UFRGS e do Polo Jaguarão da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) da Unipampa.

Foi realizado em parceria com os cursos de Produção e Política Cultural e Licenciatura em Letras-Português EaD da Unipampa; com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS; e com a Associação Negra de Cultura – AndC, uma entidade criada por Oliveira Silveira.

Tem o apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF) e do Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabis) da Unipampa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, por meio do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (Deds), do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (Neab) e do Salão de Atos, bem como, da Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF) da UFRGS.

Saiba mais no site oficial: www.oliveirasilveria.com.br

Com informações da professora Sátira Machado

unipampa