Início > Unipampa participa da ampla programacao do 8o fronteira festival binacional de enogastronomia
Data de publicação 01/08/2023 - 09:41 Atualizado em: 01/08/2023 - 09:41

Unipampa é uma das instituições realizadoras do maior evento enogastronômico do Sul do Brasil e do Uruguai
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), participa do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorre até o dia 5 de agosto. Embora o Festival tenha começado 28 de julho com atividades descentralizadas, como passeio turístico e City Tour, as atividades no Parque Internacional, entre Rivera, no Uruguai, e Santana do Livramento, no Brasil, começam hoje, dia 1º de agosto. A Universidade participa do evento desde 2014 e, neste ano, consolida-se como uma das instituições realizadoras. Estima-se um público entre 30 e 40 mil pessoas até o último dia de evento, 5 de agosto.

Além da participação de estudantes e servidores da Unipampa na organização das ações, a Instituição participa dos 13 fóruns de debate com incentivo e apoio dos ministérios do Brasil e do Uruguai. Há previsão de participação dos ministros de ambos os países. O objetivo desta promoção é fornecer subsídios para a construção de amplo projeto estratégico de turismo para a região.

A programação do evento conta com ações culturais, históricas, turísticas e gastronômicas. Nesse sentido, o 8º Fronte(i)ra é um dos únicos movimentos culturais que envolve todas as instituições de ensino técnico e superior fronteiriças e binacionais, do Brasil e do Uruguai. Conforme registra a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Unipampa, um dos objetivos desta edição é “subsidiar as tratativas de um projeto de desenvolvimento estratégico para a região, com base no turismo, e para tal, a Unipampa está fortemente envolvida em todos os fóruns que serão realizados”.

A extensa programação do evento pode ser conferida no site oficial, bem como descrição dos minicursos, fóruns e da Feira Binacional do Livro, que inicia hoje, 1º de agosto, pela manhã.

Sobre o Festival

A 8ª edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia consolida o Festival como maior evento enogastronômico do Sul do Brasil e do Uruguai. A programação reúne integração cultural, vinho e gastronomia entre os dois países. Pela primeira vez, o tema “sustentabilidade” será apresentado de forma transversal e em parceria com o projeto “Fronteira da Paz Sustentável”.

Desde 2014, o evento evidencia a riqueza cultural e gastronômica da relação fronteiriça entre os municípios de Santana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. Por ser uma fronteira seca de fácil trânsito, os visitantes podem conhecer as produções locais e compreenderem o potencial turístico para além do “turismo de compras” nos freeshops.

A edição de 2023 estampa novidades, como a duração de nove dias, a Feira Binacional do Livro e a integração com o calendário de festividades em comemoração aos 200 anos de Santana do Livramento. Ao todo, serão13 fóruns binacionais de debates, sete minicursos, cinco aulas de cozinha, oficinas, palestras, feiras binacionais de produtos locais e regionais, concursos e shows.

• Unipampa participa da ampla programação do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia

8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia (Arte: divulgação)