Início > Unipampa realiza treinamento para aplicacao de testes rapidos em bage
Data de publicação 29/04/2020 - 18:05 Atualizado em: 29/04/2020 - 18:07

Unipampa realiza treinamento para aplicação de testes rápidos em Bagé

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou na tarde de terça-feira, 28, treinamento de profissionais de saúde e voluntários que irão participar do estudo sobre a disseminação do coronavírus no município de Bagé. A investigação no município da campanha é fruto de uma parceria da Unipampa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Prefeitura Municipal de Bagé.

As coletas para a pesquisa serão realizadas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS), técnicos em enfermagem, enfermeiros, estudantes de enfermagem e um biomédico que participaram do treinamento. A atividade contou com a participação do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e foi coordenado pelos professores da Unipampa Débora Pellegrini, Jenifer Harter e Leonardo Pozza, e os professores da UFPel Bruno Nunes e Inácio Crochemore.

O Objetivo da pesquisa é identificar a disseminação do coronavírus na população do município que hoje tem 29 casos confirmados e ocupa a sétima posição no ranking de contaminação no Rio Grande do Sul. Serão aplicados 400 testes rápidos em 400 pessoas escolhidas aleatoriamente na população. As entrevistas e realização de testes em Bagé ocorrerão em quatro etapas,a serem agendadas tão logo os testes cheguem na cidade.

A metodologia a ser adotada na investigação é a mesma já utilizada no estudo, em andamento, que monitora a infecção por SARS-COV-2 nos municípios de Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre e Canoas. As informações do estudo serão utilizadas pelo poder público municipal para definição de estratégias de combate ao contágio e prevenção da Covid-19.

Com informações do Grupo de Trabalho de Enfrentamentos à Covid-19

Treinamento foi realizado na Prefeitura Municipal de Bagé