Início > 10o siepe inicia nesta terca feira 6
Data de Publicação 05/11/2018 - 18:43 Atualizado em 05/11/2018 - 18:43 915 visualizações

10º Siepe inicia nesta terça-feira, 6

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Começa nesta terça-feira, 6, o 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Santana do Livramento. O evento vai reunir mais de 3500 participantes durante os dias 6, 7 e 8 de novembro. Com a temática “Uma Década Colaborando para o Conhecimento Sem Fronteiras”, o evento tem como instituições parceiras a Universidad de La República Uruguay (Udelar), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec). No total serão 80 oficinas e minicursos e 700 pôsteres.

O primeiro dia do 10º Siepe começa com acolhida, credenciamento e informações no Parque Internacional. Das 9h às 12h e das 13h às 16h haverá a apresentação de trabalhos – Mostra Científica, na Unipampa e IFSul. As oficinas e minicursos acontecem nos quatro organizadores do evento, das 16h às 20h. Durante o dia acontecem várias palestras e mesas redondas na Udelar, Campus Santana do Livramento, IFSul, e Utec. A partir das 18h a programação será no Parque Internacional. A primeira palestra é sobre “Extensão Universitária”, proferida por Sandra de Deus. Em seguida acontece uma apresentação da Orquestra Juvenil del Sodre, a fala de abertura da professora Maria Beatriz Luce: “Pesquisa, formar e atuar sem fronteiras!” e a apresentação do Grupo de Choro da Unipampa. O destaque do dia é a concessão do primeiro Mérito Universitário ao professor da Universidad de La Plata, Mario Benedetti, que também fará a Conferência Magna de Abertura “A origem das coisas e a evolução do Universo”.

No segundo dia, o credenciamento acontece das 9h às 11h, no Parque Internacional. Das 9h às 12h e a das 14h às 17h, a apresentação de pôsteres será na Casa de Cultura Ivo Caggiani, Sala de Cultura e no Campus Santana do Livramento. A apresentação de Trabalhos – Mostra Científica, inicia às 9h e vai até às 16h, com intervalo das 12h às 16h. Durante o dia acontecem diversas mesas redondas e palestras espalhadas pelos quatro organizadores. As oficinas e minicursos serão das 16h às 22h. O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, profere a palestra “Experiências de 17 expedições científicas ao Continente Gelado – Antártida”, no CUR/Udelar. Às 17h30 as atividades passam a acontecer no Parque Internacional, quando acontece a palestra de Mario Clara, “El Bioma Pampa – condiciones sócio-económico-biológicas de la región: problemas, comentários e perspectivas. Às 18h30, Marcio Pochman fala sobre o “Mercado de trabalho, inovação e empreendedorismo”. Às 21h30, é a vez do Ballet Folclórico de Rivera que encerra as atividades da noite.

No último dia, das 9h às 12h, acontecem as Apresentações de Trabalhos – Mostra Científica e de Pôsteres. A partir das 14h30, no Parque Internacional, a Banda Vitrola 220 faz uma apresentação cultural. Em seguida será realizada a Cerimônia de Encerramento, com a palestra do vice-reitor, Maurício Aires, “O Perfil do Estudante do século XXI”.

Durante o 10º Siepe diversos eventos ocorrem paralelamente. A programação completa e todas as informações sobre o evento estão disponíveis no site do evento.

Tags: SIEPE