Início > 8o fronteira festival binacional de enogastronomia ministros do brasil e do uruguai debatem
Data de Publicação 04/08/2023 - 10:13 Atualizado em 04/08/2023 - 19:01 737 visualizações

8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia: Ministros do Brasil e do Uruguai debatem desenvolvimento fronteiriço

Os titulares do Ministério do Turismo do Uruguai e da Secretaria de Comunicação do Brasil se reúnem do sábado na Intendência Departamental de Rivera

Uma mesa de discussão sobre o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira Brasil-Uruguai será formada no próximo sábado, 05 de agosto, às 9h30, no salão de atos da Intendência Departamental de Rivera, Uruguai. Participam o ministro do turismo uruguaio, Tabaré Viera, o ministro da Secretaria de Comunicação do Brasil, Paulo Pimenta, o deputado membro da Comissão de Assuntos de Fronteira Marne Osorio e a coordenadora de gestão de territórios do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, Simone Noronha.

A atividade é parte da programação do 8º Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorre no Parque Internacional de Sant’Ana do Livramento e Rivera. Inscrições gratuitas para acompanhar o encontro presencialmente podem ser feitas pela plataforma sympla.com.br. A programação completa do festival está disponível no site fronteirafestivaldeenogastronomia.com.

O encontro terá abertura com a participação da prefeita de Livramento, Ana Luiza Tarouco, do intendente de Rivera, Richard Sánder, e dos diplomatas Ana Lélia Trevisan e Daniel Botta Luquin.

Este Fórum de Integração Brasil-Uruguai é realizado com o apoio das universidades com campi na região fronteiriça. São elas, as brasileiras Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e as uruguaias Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), Universidad de la República Uruguay (Udelar) e Universidad del Trabajo de Uruguay (UTU).

Os municípios de Sant’Ana do Livramento e Rivera discutem a criação de uma Agenda Urbana, com vistas ao desenvolvimento integrado e sustentável. As conversas bilaterais ocorrem no âmbito do projeto Fronteira da Paz Sustentável, que recebeu o aporte de um milhão de euros da União Europeia e tem o suporte técnico da organização Eixo Atlântico (entidade com sedes na Espanha e em Portugal).

A expectativa é que o plano de desenvolvimento de longo prazo seja publicado no próximo ano, quando deve ser institucionalizado um escritório de gestão da Agenda Urbana. Outra frente de trabalho do projeto é a gestão de resíduos sólidos.

O Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e o vice-reitor, Marcus Vinicius Morini Querol, estarão presentes no evento.

Com informações de Clarisse de Freitas