Início > Campus sao borja sedia aula magna educacao e cidadania
Data de Publicação 22/03/2023 - 19:11 Atualizado em 24/03/2023 - 14:53 526 visualizações

Campus São Borja sedia Aula Magna: Educação e Cidadania 

Evento ocorreu em formato híbrido com parte presencial sediada no Campus São Borja
Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 20, a Aula Magna: Educação e Cidadania. O evento de abertura do semestre letivo 2023/1, promovido em formato híbrido, ocorreu presencialmente no Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e foi transmitido pelo canal da Unipampa no Youtube

A Aula Magna foi precedida de uma apresentação musical do cantor e compositor Augusto Dutra, acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Unipampa. Compuseram a mesa de autoridades o Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, a Pró-Reitora de Graduação, Shirley Nascimento, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Paulo Lopes, o Pró-Reitor adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários, Bruno Lindemeyer, o Diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, o Coordenador Acadêmico Thiago Sampaio e o Coordenador Administrativo, Gustavo Carvalho.   

Após a composição da mesa de autoridades, o Diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden, falou sobre a satisfação de sediar o evento de acolhida no Campus. Rhoden mencionou que há muitos desafios pela frente, mas que é importante ter o verbo “esperançar” forte em todos. Segundo Rhoden, as expectativas são positivas em relação ao que é necessário para que as instituições possam realizar um trabalho com excelência, inclusive na parte orçamentária. 

O Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, falou sobre a representatividade do evento após uma época de dificuldades que incluiu a pandemia. Mencionando sentimento de felicidade, renovação e recomeço, Jorge também falou em esperanças para 2023 no ensino, na pesquisa e na extensão e na busca por se aproximar da comunidade. 

Sobre a Aula Magna, o Reitor frisou que seria quase que o primeiro momento, desde que a atual gestão assumiu a Unipampa, de realização de uma abertura de semestre dentro da normalidade após o período mais crítico da pandemia da Covid-19.

Em relação às questões orçamentárias, o Reitor falou em esperança de melhora e busca pela recomposição do orçamento da Universidade. No discurso, Jorge também falou sobre os reconhecimentos recebidos pela Unipampa por sua gestão administrativa em termos de custos e transparência, parabenizando os que trabalham nessa parte. Os ótimos conceitos dos cursos também foram lembrados pelo Reitor.    

Após os discursos, teve início a Aula Magna: Educação e Cidadania proferida virtualmente pelo professor João Carlos Salles, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ao iniciar sua apresentação, o professor João falou sobre o dever de renovar o compromisso com uma sociedade democrática e que, “passada a mais inclemente tormenta, sendo possível agora um diálogo com o governo federal, importa refletir e continuar a defender os valores universitários mais essenciais e permanentes. Afinal, um outro mundo é possível, mas nenhum valerá a pena em nosso país sem uma universidade pública, inclusiva, capaz de realizar, de norte a sul, ensino, pesquisa e extensão de qualidade”. 

O professor João Carlos enfatizou que “a abertura de um semestre letivo, sempre carregada de esperanças, é mais que oportuna para refletirmos sobre os laços internos entre educação e cidadania”. 

A Aula Magna foi constituída de dois temas: considerações gerais sobre a relação entre educação e cidadania e a importância do aprofundamento das ações afirmativas.  

Ao final da fala do professor João Carlos Salles, foi aberto o espaço para perguntas e comentários dos participantes do evento.     

Sobre o professor: 

João Carlos Salles Pires da Silva é doutor em Filosofia e é professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Reitor da UFBA por dois mandatos; eleito membro da diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) como vice-presidente (2018) e presidente (2019). Entre outras obras, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (2006), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017), Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018) e Universidade Pública e Democracia (2020), Tractatus, frente e verso (2021), Ernst Cassirer e o Nazismo: e outros textos sobre a proximidade do mal (2022). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein. Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia e membro da Academia de Letras da Bahia. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática.

    • Integrantes da gestão da Unipampa na mesa de autoridades.
      Mesa de autoridades do evento.
    • Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge.
      Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge.
    • Diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden.
      Diretor do Campus São Borja, Valmor Rhoden.
    • Aula magna do professor João Carlos Salles sendo transmitida e exibida no telão do evento.
      Aula magna teve a participação do professor João Carlos Salles.
    • Comunidade acadêmica assistindo ao evento.
      Comunidade acadêmica esteve presente no evento.