Início > Capes brafitec oferece quatro vagas para alunos de engenharia da unipampa estudarem na franca
Data de Publicação 06/05/2020 - 15:44 Atualizado em 06/05/2020 - 15:44 1775 visualizações

Capes-Brafitec oferece quatro vagas para alunos de Engenharia da Unipampa estudarem na França

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulgou na tarde da última terça-feira, 6, o Edital de Chamada de Pré-Seleção de alunos da área de Engenharia para o Programa Capes – Brafitec (projeto 258/20), que oferece quatro bolsas de estudos na França. As inscrições devem ser feitas entre os dias 7 e 13 de maio pelo e-mail: daeinter@unipampa.edu.br. O período de estudos é de setembro de 2020 a junho de 2021, com possibilidade de prorrogação em função da realização de estágios ou dupla diplomação.

O Capes – Brafitec consiste em projetos de parcerias universitárias em todas as especialidades de Engenharia, exclusivamente em nível de graduação, para fomentar o intercâmbio entre Brasil e França, além de estimular a aproximação das estruturas curriculares, inclusive a equivalência e o reconhecimento mútuo de créditos obtidos nas instituições participantes. Os candidatos devem estar cursando preferencialmente o 5º, 6º, 7º ou 8° semestre dos cursos da área na Unipampa.

A proficiência na língua francesa é obrigatória e deverá ser comprovada através do TCF Capes e Delf ou Dalf. As entrevistas devem acontecer no dia 18 de maio no Campus Bagé. No dia 20 de maio deve sair o resultado da pré-seleção da Unipampa, tendo os candidatos os dias 21 e 22 para impetrar recurso. No dia 25 de maio o resultado final deve ser divulgado pela Unipampa. A inscrição dos selecionados pelo coordenador do projeto no site da Capes deve ser feita em junho. A expectativa é de que as atividades iniciem em setembro de 2020, conforme o cronograma das escolas francesas.

Outras informações e a lista de documentos necessários para participar da seleção estão disponíveis no Edital 111/2020.