Início > Comunidade academica da unipampa vota para reitora nesta terca feira 12 de setembro
Data de Publicação 11/09/2023 - 23:22 Atualizado em 11/09/2023 - 23:23 1448 visualizações

Comunidade acadêmica da Unipampa vota para reitor/a nesta terça-feira, 12 de setembro

A votação ocorrerá de forma remota e ininterrupta, por meio eletrônico on-line, das 6h às 21h
Por Franceli Couto Jorge

Chegou o momento da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) escolher quem deseja para representá-la nos próximos quatro anos. A Consulta à Comunidade Acadêmica para escolha de candidatos/as ao cargo de reitor/a da Instituição ocorre nos três turnos desta terça-feira, 12 de setembro, das 6h às 21h. De forma remota e ininterrupta, a votação utiliza o Sistema Helios Voting.

Podem votar os servidores docentes e técnico-administrativos em educação ativos do quadro permanente de pessoal da Unipampa e discentes dos cursos de graduação, de pós-graduação stricto sensu e lato sensu nas modalidades presenciais e a distância (EaD) da Instituição. As listas de votantes podem ser acessadas por categoria e Unidade.

Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting

A Comissão Pró-Consulta Geral (CPC-G) disponibiliza, no site da Consulta à Comunidade Acadêmica, uma aba em que concentra as principais perguntas e respostas sobre a utilização do Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting. O conteúdo também foi enviado por e-mail para a comunidade da Instituição.

A CPC-G destaca que o sistema, que é um software aberto criado em 2009 com licença open source apache 2.0, utiliza uma abordagem de criptografia homomórfica para garantir a privacidade e a integridade do banco de dados. A criptografia homomórfica é uma técnica inovadora que permite realizar operações matemáticas em dados criptografados, sem a necessidade de descriptografá-los. Dessa forma, a privacidade de cada eleitor/a é preservada.

Saiba como votar

O acesso ao Sistema de Votação Eletrônica será através de login e senha individuais que serão gerados pelo sistema e enviados aos votantes através de seus e-mails institucionais cadastrados. A CPC-G informa que “o eleitor receberá uma mensagem contendo: link da cabine de votação; Código de Identificação da Eleição; ID de eleitor (login); senha para a eleição; rastreador do voto. Depois de votar, o eleitor receberá um e-mail de confirmação”.

Cada votante terá direito a um único voto, mesmo que se enquadre em mais de uma categoria de votantes prevista, prevalecendo sempre a categoria na qual está registrado há mais tempo na Instituição. Apesar de ter direito a um único voto, cada votante poderá votar mais de uma vez, no entanto, apenas o último voto depositado na urna será contabilizado. “Trata-se de uma característica do sistema Helios como mecanismo de anticoação. Cada voto possui um rastreador de cédula e o rastreador do voto que será computado para cada eleitor/a e ficará listado na central de rastreamento de cédula de cada urna da eleição. Este rastreador apenas afirma que o voto foi depositado na urna sem a possibilidade de verificar em qual opção o eleitor escolheu”, esclarece a CPC-G.

O voto pode ser depositado de qualquer lugar, desde que tenha acesso ao e-mail institucional, no entanto, o STIC disponibilizará, nas Unidades acadêmicas, computador com acesso à internet para aqueles que desejarem registrar seu voto e não possuem um dispositivo com acesso à internet adequado.

Ainda ficou em dúvida? Assista ao vídeo a seguir:

Acompanhe a apuração dos votos

A apuração dos votos ocorrerá logo após o término do período de votação, às 21h. Realizada pela CPC-G, a apuração dos votos ocorrerá em sessão transmitida ao vivo, no canal da Unipampa no YouTube, e acompanhada presencialmente pelos fiscais dos candidatos/as. Além disso, um relatório será gerado, bem como das verificações de cédulas da urna digital. Os resultados serão divulgados no site https://sites.unipampa.edu.br/consulta/, logo após o final da apuração.

O resultado do processo de votação será constituído dos votos de cada categoria, que serão apurados separadamente, de acordo com o seguinte peso: docentes 1/3; técnico-administrativos em educação 1/3; e discentes 1/3. Veja no infográfico a seguir de que forma ocorre o cálculo na prática:

Saiba como é feito o cálculo do voto paritário - Divulgação

Conheça as próximas etapas do cronograma

De 13/09/2023 a 14/09/2023 - Submissão de recurso dos resultados da Consulta;

Dia 15/09/2023 - Análise dos recursos dos resultados da Consulta;

Dia 18/09/2023 - Homologação e divulgação dos resultados finais da Consulta;

Dia 19/09/2023 - Protocolo do resultado da Consulta à Presidência do Consuni.

Mais informações? Acesse o site da Consulta à Comunidade Acadêmica