Início > Criacao do instituto de estudos africa brasil e tema de encontro com embaixada do senegal
Data de Publicação 14/12/2023 - 19:27 Atualizado em 14/12/2023 - 19:27 546 visualizações

Criação do Instituto de Estudos África-Brasil é tema de encontro com a Embaixada do Senegal

Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, reuniu-se, na última terça-feira, 12, com a Embaixadora do Senegal no Brasil, Aminata Fall Cissé, na sede da Embaixada, em Brasília. No encontro foi apresentada a proposta de criação do Instituto de Estudos África-Brasil. Também participaram da reunião o reitor da Universidade Federal do Sergipe (UFS), Valter Joviniano, e a reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves dos Santos, que, junto com Roberlaine, integram o Coletivo Negras Reitorias, composto por reitores/as e gestores/as negros/as das Instituições Federais de Ensino Superior e Técnico do Brasil.

Conforme o reitor da Unipampa, o projeto de criação de um Instituto de Estudos Brasil-África é uma iniciativa colaborativa entre o Brasil e os países africanos, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico, social e cultural em ambas as regiões. “O instituto propõe ser um centro de excelência para pesquisa, educação, intercâmbio de conhecimento e cooperação entre os dois continentes”, explica.

De acordo com Roberlaine Jorge, o Instituto Brasil-África pretende abranger várias áreas como agricultura, energia renovável, saúde, educação, infraestrutura, empreendedorismo e cultura. Dentre as possíveis atividades do Instituto Brasil-África, destacam-se: pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis; capacitação e formação profissional; intercâmbio de conhecimentos; parcerias empresariais; promoção cultural; e diálogo político. Roberlaine enfatiza ainda  “que um projeto dessa natureza envolveria a parceria e o comprometimento dos governos, instituições acadêmicas, setor privado e sociedade civil”.

Roberlaine Ribeiro Jorge e a embaixadora do Senegal no Brasil, Aminata Fall Cissé - Foto: Divulgação