Início > Curso de direito da unipampa campus sao borja recebe nota maxima em avaliacao do mec
Data de Publicação 18/09/2023 - 13:14 Atualizado em 18/09/2023 - 13:14 740 visualizações

Curso de Direito da Unipampa - Campus São Borja recebe nota máxima em avaliação do MEC

Por Franceli Couto Jorge

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) inicia a semana com motivos para celebrar: o curso de Direito, ofertado no Campus São Borja, recebeu a nota máxima em avaliação de reconhecimento realizada pelo Ministério da Educação (MEC). O processo avaliativo ocorreu no período de 11 a 13 de setembro. O resultado, que aponta conceito 5 em todos os critérios avaliados, foi divulgado nesta segunda-feira, 18.

Para a coordenadora do curso, professora Viviane Teixeira Dotto Coitinho, entre os fatores que contribuíram para o resultado obtido estão o empenho e a colaboração de todos os colegas. "Foram 24 dias de trabalho árduo", conta a docente ao se referir à preparação para a avaliação in loco. "A nota 5 representa a consolidação de um trabalho sério e comprometido", afirma. Viviane Coitinho ressalta ainda que a "comunidade são borjense ganha com o 5 também, pois temos profissionais qualificados sendo colocados no mercado".

A avaliação considerou três eixos principais: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. No primeiro eixo foram avaliados indicadores como políticas institucionais no âmbito do curso; os objetivos da graduação; o perfil profissional dos egressos, a estrutura e os conteúdos curriculares; metodologia; estágios; trabalhos de conclusão de curso; apoio ao discente; gestão do curso; uso de tecnologias da informação e comunicação; processos de acompanhamento e avaliação do ensino-aprendizagem, entre outros critérios. Já o eixo de corpo docente e tutorial considerou Núcleo Docente Estruturante (NDE); equipe multidisciplinar; atuação da coordenação; corpo docente e sua experiência; e a produção científica, cultural, artística ou tecnológica. No eixo da infraestrutura, os avaliadores observaram o espaço de trabalho para os docentes e para a coordenação; salas de aula; acesso dos alunos a equipamentos de informática; bibliografia; Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ); e Comitê de Ética em Pesquisa.

Todos os indicadores, dentro dos três eixos avaliados, foram contemplados com a nota máxima, que é cinco. O diretor do Campus São Borja, professor Valmor Rhoden, destaca a alegria da equipe diretiva em receber esse resultado. "A gente entende que esse conceito cinco foi possível porque em todas as questões avaliadas, a gente conseguiu ter esse reconhecimento. Isso envolve desde a questão do número de docentes, que nós conseguimos viabilizar junto com a Reitoria, os espaços para o júri simulado, o NPJ, o envolvimento dos professores, enfim, toda uma sincronia que se concretizou no momento do reconhecimento avalizado pelos avaliadores e pelo MEC", afirma Rhoden.

O reitor da Unipampa, professor Roberlaine Ribeiro Jorge, aponta - além da excelência acadêmica de todo o corpo docente, técnico-administrativos, discentes, direção do campus e organização pedagógica -, a relação com a comunidade como um dos diferenciais do curso de Direito ofertado pelo Campus São Borja. "A nota cinco é um coroamento desse trabalho: da excelência acadêmica com o trabalho que vem sendo feito junto à comunidade".