Início > Curso de licenciatura em educacao do campo inicia tempo universidade conheca essa metodologia
Data de Publicação 18/07/2017 - 14:07 Atualizado em 18/07/2017 - 14:07 1125 visualizações

Curso de Licenciatura em Educação do Campo inicia Tempo Universidade: conheça essa metodologia

Por Emanuelle Tronco Bueno

No início do mês de julho, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), do Campus Dom Pedrito, iniciou as atividades do Tempo Universidade. Baseado na proposta de organização de tempos de escolas do campo, o curso adota a metodologia temporal e se organiza em dois tempos educativos: o Tempo Universidade e o Tempo Comunidade.

A integração entre os dois tempos educativos é a execução de projetos interdisciplinares, em que os educandos articulam os conhecimentos dos diversos tempos e as aprendizagens nos diversos espaços tempos da vida. O curso traz a proposta de estimular o pensamento em outras dimensões do conhecimento, que não estão limitados ao ensino formal.

Neste semestre, durante o Tempo Universidade, serão articuladas atividades que não se restringem à docência compartilhada. O documento de orientação do curso sugere que sejam realizadas atividades compartilhadas, principalmente entre os professores, para possibilitar a articulação de temáticas, conteúdos e propostas metodológicas.

Na ocasião de abertura do Tempo Universidade, o pró-reitor da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Ricardo Carpes, relatou a importância do curso Licenciatura em Educação do Campo para o desenvolvimento da região, principalmente no que diz respeito à formação de mão de obra qualificada para atuar nos espaços rurais.