Início > Cursos de ciencia da computacao e engenharia de software lancam revista motus
Data de Publicação 24/07/2017 - 16:57 Atualizado em 24/07/2017 - 17:09 2454 visualizações

Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software lançam revista Motus

Por Emanuelle Tronco Bueno

Com o desejo de difundir a literatura nacional na região, os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, uniram-se em prol de uma iniciativa que ganhou destaque na comunidade acadêmica: a revista Motus - Movimento Literário Digital. A primeira edição da Motus traz nove contos e 11 poesias sobre o tema “Liberdade de Expressão”, selecionados entre os mais de 140 trabalhos recebidos de todo o Brasil. A edição é ilustrada com desenhos feitos baseados nos trabalhos selecionados.

A revista foi pensada a partir de uma experiência do acadêmico do curso de Engenharia de Software, Bruno Medeiros. Em 2015, ele participou do Programa Ciências sem Fronteiras, momento em que desenvolveu uma revista literária na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Daí surgiu a ideia da Motus, que foi incorporada como uma ação do Programa C, chamado assim por abranger oito objetivos ou “Cs”: Comunidade, Computação, Cultura, Comunicação, Ciência, Cidadania, Criatividade e Colaboração.

O Programa C, programa de extensão da Unipampa, criado em 2016, tem o envolvimento de cinco professores e mais de 30 alunos dos cursos Ciência da Computação e Engenharia de Software. Segundo a professora Aline Mello, responsável pelo Programa, a ação especial de organização da revista Motus reuniu uma equipe “composta por uma docente e doze discentes, além da participação de seis membros da comunidade Alegretense que atuaram na comissão avaliadora dos trabalhos”.

Compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão

A revista Motus resultou de uma ação alinhada aos valores da Unipampa e demonstra a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Foi mais de um ano dedicado à execução da revista, que contou com uma comissão organizadora responsável pela escolha do tema da edição, do público-alvo, da redação do edital para chamada de trabalhos, das estratégias de divulgação do edital, da recepção dos trabalhos e da diagramação efetiva da revista Motus. A partir do edital, personalidades Alegretenses da área literária foram convidadas para participar da comissão avaliadora, a qual selecionou os trabalhos para compor a Motus.

Para a professora Aline Mello, “a Motus é uma ação que aproxima os nossos estudantes dos cursos relacionados à área da Computação ao ambiente literário, mais lúdico e criativo. Nesse espaço, eles podem perceber a Computação como um meio para incentivar a leitura e também a produção de texto, e assim perceber a amplitude de possibilidades que a Computação proporciona. Como professores, somos responsáveis por ensinar conteúdos relacionados à Computação, mas somos também responsáveis por formar cidadãos que conheçam a realidade onde vivem e sejam conscientes de que são capazes de transformá-la", conclui Aline.

Segundo o acadêmico Bruno Medeiros, idealizador da ideia e participante da ação, a elaboração da revista contribuiu em dois pontos principais na sua formação acadêmica. “O primeiro deles é a possibilidade de entrar em outras áreas de conhecimento e exercer funções que apenas como discente de Engenharia de Software eu não poderia cumprir, mas, como extensionista tenho a oportunidade de realizar, como, por exemplo, gerenciar equipes, regular o Concurso que possibilitou a seleção dos contos e poemas, entre outras. O segundo ponto foi a oportunidade de me comunicar com a sociedade Alegretense buscando apoio e divulgando a literatura nacional. É de extrema importância termos ações universitárias que integrem a Sociedade e contribua para a formação crítica de todos nós”, afirma Medeiros.

Para acessar a revista, basta acessar o link.

• Coquetel de Lançamento da revista Motus