Início > Dasst lanca segunda edicao da cartilha de prevencao ao suicidio pela valorizacao da vida
Data de Publicação 06/10/2025 - 14:46 Atualizado em 07/10/2025 - 13:41 243 visualizações

Dasst lança segunda edição da Cartilha de Prevenção ao Suicídio - Pela valorização da vida

Por Sofia Viero Sorgetzt

A Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (Dasst), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Seleção de Pessoal (CQVSP) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou a segunda edição da Cartilha de Prevenção ao Suicídio - Pela valorização da vida. O mês de setembro foi escolhido para o lançamento  em virtude da campanha Setembro Amarelo, iniciativa de prevenção ao suicídio que promove eventos, divulga informações e proporciona espaços para debates, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Criado nos Estados Unidos em 1994, o Setembro Amarelo foi adotado oficialmente no Brasil em 2015, em parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Este ano, em 8 de setembro, também foi criada a Lei 15.199/2025, instituindo a campanha Setembro Amarelo, o Dia Nacional de Prevenção da Automutilação e o Dia Nacional de Prevenção do Suicídio.

A segunda edição da Cartilha de Prevenção ao Suicídio - Pela valorização da vida aborda temas como fatores de risco e de prevenção, sinais de alerta, mitos e verdades, como oferecer e como pedir ajuda em caso de ideação suicida, além de dicas de filmes e livros.   

O envio do e-mail de divulgação da Cartilha direcionado a todos os servidores da instituição e a publicação nas redes sociais da Dasst ocorreram em 29 de setembro. A Cartilha também está disponível neste link

Cindy Martinez, integrante da equipe que elaborou a cartilha, reforça a necessidade de prosseguir as reflexões sobre o suicídio e formas de evitá-lo sempre que possível, já que, se não discutirmos, ele segue sendo um tabu cada vez mais cristalizado e difícil de lidar. “Precisamos cuidar uns dos outros, preservando nossa saúde física e mental, estando atentos aos sinais e manifestações das pessoas que precisam de suporte, tratando de assuntos relevantes como este e superando o tabu do silêncio”, enfatiza Cindy.

    • Arte da capa da cartilha contendo o laço amarelo símbolo da campanha.
      Dasst lança segunda edição da Cartilha de Prevenção ao Suicídio - Pela valorização da vida - em alusão ao Setembro Amarelo.