Início > Dia mundial da saude conheca contribuicoes da unipampa para area
Data de Publicação 07/04/2020 - 17:48 Atualizado em 07/04/2020 - 18:11 1920 visualizações

Dia Mundial da Saúde: Conheça as contribuições da Unipampa para a área

Por Franceli Couto Jorge

A Covid-19, doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2, tem reforçado a importância da ciência, das pesquisas universitárias e de profissionais empenhados nas mais diversas áreas do conhecimento para combate à pandemia. Hoje, 7 de abril, no Dia Mundial da Saúde, data eleita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga algumas das ações da instituição para contribuir com as questões relacionadas à saúde, para além da ausência de doença ou enfermidade.

Comprometida com o desenvolvimento regional, a Unipampa forma profissionais na área da saúde por meio dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, MedicinaNutrição. Além disso, oportuniza a continuidade da formação profissional nos cursos de pós-graduação – especializações, mestrados e doutorados – e o desenvolvimento de diversas pesquisas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população. Durante a pandemia da Covid-19, a Universidade tem reunido seu capital intelectual para discutir e construir ações efetivas para auxiliar a sociedade no enfrentamento à doença. No infográfico abaixo, listamos algumas dessas ações, que envolvem profissionais da saúde e também de outras áreas:

Conheça algumas das ações da Unipampa para enfrentamento à Covid-19

Atuação dos servidores da área da saúde no enfrentamento à Covid-19

A Unipampa possui em seu quadro diversos servidores técnico-administrativos em educação e docentes com formação na área da saúde: enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e médicos. Além de ensinar e contribuir com ações para a qualidade de vida dos discentes e servidores, esses profissionais estão, especialmente, neste período de pandemia, atuando em diversas frentes e em parceria com outras instituições. Alguns servidores – como médicos e enfermeiros – foram cedidos para colaborarem com as Secretarias Municipais de Saúde. Os pesquisadores, por sua vez, estão engajados no desenvolvimento de estudos e de produtos para auxiliar a área da saúde.

Para conhecer todas as medidas adotadas pela instituição, as pesquisas relacionadas à Covid-19 e as orientações dos profissionais, acompanhe o site do Comitê de Monitoramento do Coronavírus da Unipampa.

Dia Mundial da Saúde