Início > Engenharia quimica realiza 1o ciclo de webinarios do projeto ciclo do saber eq
Data de Publicação 11/05/2020 - 17:30 Atualizado em 11/05/2020 - 17:30 832 visualizações

Engenharia Química realiza 1º Ciclo de Webinários do projeto: Ciclo do Saber EQ

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando, até o dia 14 de julho, o 1º Ciclo de Webinários do Projeto “Ciclo do Saber EQ”. Durante 11 semanas serão produzidos dois webinários, com duração de uma hora cada um. As atividades iniciaram no dia 05 de maio. As inscrições devem ser feitas a cada semana, no site do Curso de Engenharia Química da Unipampa.

Acompanhe a programação:

2ª Semana

Dia 12/05, às 14h – “Escolhendo o software certo para cada aplicação”, com o professor da Unipampa, Rodolfo Rodrigues;

Dia 13/05, às 19h – “Egressos: Líderes de Operação”, com a engenheira da empresa Suez, Lauren Silva, e o engenheiro da Josapar, Rodrigo Rocha.

3ª Semana

Dia 19/05, às 14h – “Revisão Bibliográfica: por que fazer? Como fazer? Onde buscar?”, com o professor da Unipampa, André de Almeida;

Dia 21/05, às 14h – “Egressos: pós-graduandos”, com o doutorando na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Felipe Petroff, e a mestranda da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Karine Machry.

4ª Semana

Dia 26/05, às 14h – “Reflexões para a escolha do tema de TCC”, com a professora da Unipampa, Luciana Rodrigues;

Dia 28/05, às 14h – “Egressos: analistas”, com a engenheira da Empresa Aurora Alimentos”, Kananda Riva, e o engenheiro da empresa Cotribá, Vicente Debortolli.

5ª Semana

Dia 02/06, às 14h – “Importância da pesquisa científica na formação: como participar”, professora da Unipampa, Gabriel da Rosa;

Dia 04/06, às 14h – “Egressos: professores”, professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Isaac Nunes, e professora da Universidade La Salle, Janice Botelho.

6ª Semana

Dia 09/06, às 14h – “A crise ambiental: noções”, com a professora da Unipampa, Maria Alejandra Liendo;

Dia 11/06, às 14h – “Egressos: diretora de vendas/consultor empresarial”, com a diretora da Mary Kay, Camila Erthal, e o consultor empresarial da Ey Serviços Financeiros, Vinicius Ferreira.

7ª Semana

16/06, às 14h – “A importância da Estatística no planejamento e análise de dados experimentais”, com o professor da Unipampa, André de Almeida;

18/06, às 14h – “Egressas: pós-doutorandas”, doutora Camila Flores da University of Cape Town (África do Sul), e doutora Tamíris Pacheco, da Universidade de Aveiro (Portugal).

8ª Semana

Dia 23/06, às 14h – “Poluição das Águas: noções”, com a professora da Unipampa, Maria Alejandra Liendo;

Dia 25/06, às 19h – “Egressos: gerente de produção/trainee”, com o engenheiro da Mão Preta, Everton Oliveira, e a trainee da Ensina Brasil, Micaelli Ciane Sobrinho.

9ª Semana

Dia 30/06, às 14h – “Carboquímica: Aspectos práticos e cases”, com a professora da Unipampa, Ana Rosa Muniz;

Dia 01/07, às 14h – “Egressas: pós-graduandas”, com a mestranda na Unipampa, Luísa Ávila, e a doutoranda na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Thamiris Martiny.

10ª Semana

Dia 07/07, às 14h – “Catálise heterogênea: conceitos básicos, caracterização e avaliação de catalisadores”, com a professora da Unipampa, Ana Rosa Muniz;

Dia 09/07, às 14h – “Análise de risco aplicada à indústria química”, com o professor da Unipampa, Alexandre Arruda.

11ª Semana

Dia 14/07, às 14h – “Elaboração de artigos científicos”, com a professora da Unipampa Gabriel da Rosa.