Início > Estudantes da unipampa recebem premio destaque de iniciacao cientifica no 11o encontro escravidao e
Data de Publicação 10/12/2023 - 22:22 Atualizado em 10/12/2023 - 22:22 255 visualizações

Estudantes da Unipampa recebem Prêmio Destaque de Iniciação Científica no 11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional

Por Sofia Viero Sorgetzt

Os estudantes do Grupo De Estudos Sobre Escravidão e Pós-Abolição (Geespa), vinculado ao curso de Licenciatura em História do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), receberam o Prêmio de Destaque de Iniciação Científica no 11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional, realizado entre os dias 13 e 16 de setembro na Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O trabalho premiado foi o da Oficina Territórios Negros, realizado desde 2011 em parceria com o Clube 24 de Agosto e Andréa da Gama Lima, e reformulado durante a pandemia.

O evento é referencial no campo e tem amostragem nacional. A premiação é uma conquista importante para o trabalho coletivo que é realizado no curso de Licenciatura em História e pela comunidade. Segundo o professor Caiuá Cardoso Al-Alam, o trabalho tem importância fundamental, pois os estudantes se destacaram em âmbito nacional, apresentando o trabalho coletivo do curso e do clube social negro 24 de Agosto da cidade de Jaguarão. A iniciativa envolve escolas e educadores do município.

Os estudantes integrantes do Geespa que apresentaram o trabalho foram Vinicius da Costa Franco e Anderson Machado. Também, no mesmo evento, o Geespa apresentou o projeto de abordagem sobre territórios negros na cidade de Arroio Grande, realizado pelas discentes Isadora Teixeira da Cunha e Bruna Teles Mena.

O GEESPA também lançou um material didático para escolas, que é o mapa do projeto disponível neste link. Em 2022, o grupo lançou um e-book, disponível neste link.

Também é possível acompanhar as atividades do Geespa em seu site e Instagram.

• Grupo de pessoas posando para a foto em apresentação de trabalho,
      Estudantes integrantes do Geespa receberam o Prêmio de Destaque de Iniciação Científica no 11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional.
Tags: Jaguarão