Início > Gefem organiza virada cultural feminista em bage
Data de Publicação 26/02/2020 - 15:58 Atualizado em 03/03/2020 - 14:38 1897 visualizações

Gefem organiza Virada Cultural Feminista em Bagé

O Grupo de Estudos Feministas (Gefem) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, realiza a Virada Cultural Feminista, entre os dias 7 e 8 de março de 2020. A Virada prevê 36 horas contínuas de programação com o propósito de reunir mulheres e homens, por meio de atrações culturais, oficinas e palestras, para trocar experiências sobre o feminismo e as relações de gênero. O evento envolverá vários setores da comunidade interessados em celebrar o Dia Internacional de Luta pelos Direito das Mulheres.

Está prevista a mesa redonda sobre a “Evolução dos Direitos das Mulheres” com a advogada Lélia Lemos de Quadros, presidente da Comissão da Mulher Advogada, a advogada Francine Ávila, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Bagé, e a advogada Patrícia Alves, coordenadora da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB Bagé. Também estão previstas rodas de conversa, oficinas de poesia e pintura, palestras e contação de histórias para crianças.

O evento é organizado pelo Gefem/Unipampa, coordenado pela professora Fabiane Lazzaris, e pelo coworking Bando Coletivo Criativo, onde ocorrerá a atividade (Av. General Osório, 738). Os participantes poderão receber certificado de horas complementares em extensão pela Unipampa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento.

Mais sobre o evento

Conforme explica a coordenadora do Gefem, professora Fabiane Lazzaris, de uma forma geral, pode-se dizer que o feminismo concebe uma sociedade sem hierarquia de gênero, ou seja, uma sociedade na qual o gênero não é utilizado para conceder privilégios ou legitimar opressão. “Apesar do movimento feminista ter iniciado com as reivindicações sufragistas no início do século XX, há ainda muito a ser construído em se tratando de sociedade igualitária”, reforça. Em muitas funções, mulheres ainda recebem remunerações mais baixas que os homens ao exercer trabalho de mesma natureza; a cultura do estupro ainda é profundamente arraigada em nossa cultura, e a violência contra a mulher colocou o Brasil no quinto lugar no ranking mundial de homicídios contra a mulher. Nesse sentido, as teorias feministas têm um papel fundamental ao identificar as estruturas do poder patriarcal que estão sendo reafirmadas e/ou criadas e produzir estratégias para conceituar e questionar estes núcleos de domínio.

Portanto, a Virada Cultural Feminista visa promover o fortalecimento dos direitos conquistados pelas mulheres até o momento e fomentar o debate sobre igualdade de gênero em celebração ao Dia Internacional de Luta pelos Direitos das Mulheres. “Apesar de muitas pessoas consideram o 8 de março apenas uma data de homenagens às mulheres, ela não é uma data comercial e tem raízes históricas mais profundas e sérias”, comenta a docente. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Serviço:

Virada Cultural Feminista

Quando: de 7 a 8 de março de 2020

Onde: coworking Bando Coletivo Criativo - Av. General Osório, 738 - Bagé - RS

Organização: Grupo de Estudos Feministas (Gefem) - Unipampa

Programação:

7 de março - Sábado

10h Oficina de Poesia: Mulher, poesia e realidade com Gladis Deble

14h Oficina: Uma experiência sensorial: o corpo como biógrafo com Andressa Pinto da Costa (Neabi - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas)

15h Palestra: Mulheres nas Exatas com Márcia Lucchese

16h Palestra: Vertentes do Feminismo com Ariane Neto (Gefem - Grupo de Estudos Feministas)

17h Roda de conversa: Anticoncepcional: da revolução sexual à revisão de seu uso (PETLetras)

18h30 Mesa Redonda: A Evolução dos Direitos das Mulheres com as advogadas Lélia Quadros, Francine Ávila e Patrícia Alves

20h Happy Hour: Drink and Draw no Taco’s (Casa Rosa - Rua Dr. Veríssimo, 56)

8 de março - Domingo 

9h30 Prática de Yoga com Coletivo YUJ

10h30 Oficina de Arte: A expressão do feminino através da pintura com Letícia Cimirro

15h Roda de Conversa: Os desafios na vida de mulheres trabalhadoras e mães imigrantes (Clara Dornelles)

16h Roda de Conversa sobre a obra “Contos sem Fadas: Retalhos de memórias” e os desafios das mulheres bageenses no século XX (Vera Medeiros)

17h Roda de Conversa: Maternidade e Feminismo (Fabiane Lazzaris) + Contação de histórias para crianças: A Revolução das Princesas com Guilherme Deble

18h Caminhada: Marcha 8M (Concentração na Praça do Coreto)

 

Com informações de Fabiane Lazzaris

    • Cartaz com fundo amarelo, laranja e cinza com logos da unipampa, gefem e bando. em um quadrado branco a programação citada acima
      Programação Virada Cultural Feminista