Início > Grupo interdisciplinar de estudos em desenvolvimento rural do campus itaqui participa da 20a
Data de Publicação 22/03/2023 - 18:07 Atualizado em 22/03/2023 - 18:07 699 visualizações

Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural do Campus Itaqui participa da 20ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico em Viamão

Integrantes do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Desenvolvimento Rural (Gieder), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Itaqui, participaram, na última sexta-feira, 17, da 20ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico, em Viamão. 

Durante o evento, foi inaugurada a Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi. De acordo com Dioneia Ribeiro, produtora de arroz orgânico e integrante do Grupo Gestor de Arroz Agroecológico, a iniciativa foi proposta através do Curso Nacional de Bioinsumos: conhecimentos da teia alimentar do solo, ocorrido em junho de 2022, no Instituto Josué de Castro, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão. Tal unidade traz algumas garantias para os produtores e produtoras do arroz agroecológico, como o aumento da produção, autonomia na produção de bioinsumos e acesso a novas tecnologias, o que beneficia as famílias agricultoras. 

De acordo com o professor do Campus Itaqui e coordenador do Gieder, Vinicius Piccin Dalbianco, que esteve presente no evento, “os assentamentos da Reforma Agrária são fundamentais para a produção de alimentos saudáveis. A produção do arroz orgânico pelas Cooperativas da Reforma Agrária do RS é a maior da América Latina e demonstra a potencialidade das famílias assentadas na produção agrícola". O docente também destaca que: "por ser produção agroecológica, garante maior renda para os assentamentos, reduz o impacto ambiental e promove a garantia de sustentabilidade para a Reforma Agrária”. 

Produção de arroz agroecológico
A produção de arroz agroecológico desenvolvida pelas famílias assentadas da Reforma Agrária Popular tem se reafirmado como alternativa ao modelo convencional de produção. Na safra 2022/23, a expectativa das Cooperativas da Reforma Agrária é de colherem aproximadamente 350 mil sacas de arroz em uma área de 3.200 hectares.

A produção do arroz agroecológico ocorre em 22 assentamentos, localizados em nove municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste do estado. O cultivo é feito por 352 famílias, que estão organizadas em sete Cooperativas da Reforma Agrária.

 

Com informações de Vinicius Piccin Dalbianco

    • Unipampa participa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico - Divulgação
      Unipampa participa da Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico - Divulgação
    • Inauguração da Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi durante o evento - Divulgação
      Inauguração da Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi durante o evento - Divulgação
Tags: Itaqui