Início > Inscricoes abertas para programa de fomento criacao artistica
Data de Publicação 27/04/2022 - 17:33 Atualizado em 27/04/2022 - 17:34 848 visualizações

Inscrições abertas para Programa de Fomento à Criação Artística

Serão disponibilizados recursos financeiros no valor de R$ 24 mil

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), divulga a publicação da Chamada Interna nº 09/2022, referente ao Programa de Fomento à Criação Artística (Proart), que nesta edição presta homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. As inscrições podem ser feitas no período de 26 de abril a 27 de maio de 2022, de forma totalmente on-line. Podem participar da seleção estudantes de graduação e pós-graduação da Unipampa.

A/o estudante selecionada/o receberá uma bolsa no valor de R$ 600 (seiscentos reais), que será paga em duas parcelas, sendo a primeira parcela de R$ 300 na implementação da bolsa, e a segunda parcela também de R$ 300, paga após a entrega da proposta.

Serão aceitas propostas de produções artístico-culturais, tais como artes visuais, dança, escultura, pintura, fotografia, literatura, música, audiovisual, performance, arte circense, teatro ou mistas, desde que relacionadas ao tema “Semana de Arte Moderna de 22”, conforme segue:

A Semana de Arte Moderna de 1922 ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo e teve como objetivo repensar o ambiente artístico e cultural, buscando desvincular esteticamente a produção nacional do modelo europeu. Como consequência, emerge um novo contexto das artes e da cultura no Brasil, marcado por uma liberdade criadora que rompia com o ideal de perfeição estética vigente. A Semana de 22 foi o marco inicial do movimento Modernista no Brasil”.

Desse modo, as propostas submetidas a este edital devem refletir sobre a Semana de Arte Moderna, sua importância e seus desdobramentos, isto é, repensar o papel da arte, rever paradigmas e revelar novas estéticas que representem a(s) identidade(s) cultural(is) do Brasil.

Para saber mais, leia atentamente: Chamada Interna nº 9/2022 - Proart

Inscrições abertas para Programa de Fomento à Criação Artística