Início > Keli krause e primeira professora de libras da unipampa com formacao em doutorado
Data de Publicação 22/12/2022 - 15:30 Atualizado em 22/12/2022 - 15:40 728 visualizações

Keli Krause é a primeira professora de Libras da Unipampa com formação em Doutorado

A docente do Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Keli Krause, defendeu no último dia 15 de dezembro de 2022 a Tese de Doutorado, tornando-se assim, a primeira professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com formação em Doutorado da insituição.

A Tese intitulada “Política Cultural da Comunidade Surda: uma análise comparativa entre países sul-americanos”, foi defendida na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sob orientação do professor Emil Sobottka. A docente comenta a importância deste momento em sua formação. “Estou muito feliz, pois essa pesquisa é de fundamental importância. A realização desses estudos, entrevistas e diálogo foi para compreender e analisar as culturas políticas da comunidade surda, com objetivo de mudança no ambiente político, para assim haver novas oportunidades, possibilitando aos grupos sociais surdos a divulgação de suas reivindicações para a sociedade em geral dos países sul-americanos nas lutas por reconhecimento”, afirma Krause.

A pesquisa realizada é relevante para a compreensão do cenário das políticas públicas da comunidade surda nos países sul-americanos analisados. “É importante conhecer as lutas sociais dos direitos humanos e cidadania como desenvolvimento social do surdo em cada país (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), porque através desta pesquisa tive informação diferente da visão que tinha, pois imaginava que eram semelhantes as políticas, mas percebi que são diferentes. No Brasil temos mais avanços nas políticas públicas, os cidadãos surdos já conquistaram muito das reivindicações, por isso os movimentos sociais buscam suas conquistas como direitos dos surdos para compreender a relação com as instituições políticas como reivindicações e demandas nos documentos legais dos direitos civis, sociais e políticos”, enfatizou a doutora.

Compuseram a banca de defesa do doutorado o professor da Unipampa, Geder Parzianello, juntamente com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marianne Stumpf, e o professor da PUCRS, Rafael Machado Madeira. A tese foi aprovada com louvor pela banca examinadora. A docente deve voltar à Unipampa Campus São Borja em março de 2023, próximo semestre letivo, depois de cumprir período de férias. A Direção do Campus São Borja aproveitou para parabenizar Krause pela conquista.

Tags: São Borja