Início > Labsim do campus itaqui desenvolve o aplicativo colhearroz
Data de Publicação 11/05/2020 - 16:00 Atualizado em 11/05/2020 - 17:06 1461 visualizações

LabSIM do Campus Itaqui desenvolve o aplicativo ColheArroz

O app é voltado ao planejamento e dimensionamento da colheita do arroz irrigado
Por Sofia Viero Sorgetzt

Acompanhando as novas tecnologias relacionadas à Agricultura Digital, o Laboratório de Sistemas Inteligentes e Modelagem (LabSIM), do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), desenvolveu o aplicativo denominado ColheArroz, voltado ao planejamento e dimensionamento da operação de colheita do arroz irrigado. A iniciativa foi colocada em prática pelos professores Alexandre Russini, coordenador do projeto, e Rogério Rodrigues de Vargas, além dos discentes Cézar Halim, Daniel Ciro de Souza e Luís David Martins.

A ideia surgiu devido a uma demanda frequente de produtores e profissionais por informações relacionadas ao dimensionamento do número de colhedoras nas propriedades, bem como estimativas de valores médios das perdas de colheita em diferentes sistemas de trilha e separação. Outros questionamentos referem-se à falta de informações do quanto as máquinas representam em termos de custo ao produtor, devido ao alto valor de investimento e viabilidade de aquisição. Assim, surgiu a pergunta: como juntar e relacionar todas as variáveis que envolvem a operação de colheita?

Pensando nisso, ao longo de cinco anos, foram realizadas pesquisas envolvendo experimentos de campo contemplando avaliações operacionais das colhedoras, bem como estudos de análise operacional e econômica. De posse dos resultados, a última etapa consistiu no desenvolvimento do aplicativo e a realização de testes para validação. Como resultado, obteve-se uma ferramenta digital para dispositivos móveis que permite auxiliar no planejamento em relação ao dimensionamento, ou seja, a largura de corte, definindo-se o número necessário de colhedoras em função do tamanho da área e tempo disponível, bem como realizar estimativas de perdas considerando diferentes condições de operação. Além disso, o aplicativo possibilita determinar o custo horário das colhedoras de forma individual, assim como estimar a área mínima a ser colhida que viabilize economicamente a sua aquisição.

A expectativa é de que essa nova tecnologia ajude os produtores de arroz irrigado na otimização do uso das colhedoras e na redução dos custos operacionais, garantindo a sua permanência na atividade, além de fortalecer a relação entre a Universidade e a comunidade.

O aplicativo está disponível gratuitamente na Google Play e na App Store. O site do LabSIM também disponibiliza o download do ColheArroz.

• "Prints" das telas do app ColheArroz.
      Telas do app ColheArroz.
Tags: Itaqui